Home FutebolEscolinha de Base Afeg é campeã invicta da Copa Eco Turística do Mercosul

Afeg é campeã invicta da Copa Eco Turística do Mercosul

Jogando em Rancharia, interior de São Paulo, o time guabirubense fez história neste sábado (23) ao levantar pela primeira vez o título da Copa Eco Turística do Mercosul, tradicional competição para atletas de futebol de base.

por Sidney Silva
0

O ano de 2016 não poderia ter começado melhor para os atletas da Associação de Futebol Educacional de Guabiruba, Afeg. Jogando em Rancharia, interior de São Paulo, o time guabirubense fez história neste sábado (23) ao levantar pela primeira vez o título da Copa Eco Turística do Mercosul, tradicional competição para atletas de futebol de base.

Em imagens: Veja a festa dos atletas da Afeg após a conquista

A taça veio na categoria Sub-15. Na grande final, o time guabirubense não tomou conhecimento do Iafa, de Blumenau, e garantiu o troféu inédito ao vencer por 2 a 0.

Um título merecido após uma campanha invicta com três empates e três vitórias. O aproveitamento é de 66,6%. O time ainda terminou com o goleiro menos vazado do certame. O arqueiro Jackson Martins levou apenas dois gols em todo o torneio.

O secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka, enalteceu o feito dos atletas que elevaram o nome de Guabiruba ao lugar mais alto do pódio. “Parabéns a essa gurizada da Afeg, que está trazendo esse título muito importante ao município. Só tenho que parabenizar o trabalho de todos”, disse.

A campanha
O título da Afeg veio de forma incontestável, mas os atletas desde cedo tiveram que lidar com a pressão para conquistarem o objetivo. Ela, a pressão, veio logo na primeira rodada, quando o time não passou de um empate sem gols com o Cefa, de Cascavel (PR).

No jogo seguinte, diante do Aitec Sicredi/Tupã (SP), a equipe até conseguiu marcar o primeiro gol na competição, mas o tento de Willian não foi capaz de garantir a vitória no empate em 1 a 1 com o clube paulista.

Redenção
Os dois empates no começo deixaram a Afeg com a corda no pescoço para a sequência do campeonato. Na última rodada da fase de grupos, diante do Espaço Criança (SP), só a vitória interessava para os atletas ainda manterem qualquer chance de classificação. E o triunfo veio em alto nível. Goleada por 4 a 1 para encher os atletas de confiança para as fases eliminatórias, começando pelas oitavas de final.

Goleadas, pênaltis e emoção
A fase mata-mata começou tranquila para a Afeg. No jogo das oitavas de final o time não tomou conhecimento do Ae Oval (GO) e venceu por 3 a 0. A equipe alcançaria o mesmo resultado na rodada seguinte, já nas quartas de final, quando superou o Metalúrgicos (SP) também por 3 a 0.

O duelo mais difícil ocorreu nas semifinais, diante do catarinense Serbi Arte Bola. Em um jogo muito disputado, as equipes não conseguiram balançar as redes e a vaga na decisão foi parar na disputa de pênaltis. Aí, quem brilhou foi o goleiro Jackson Martins, que posteriormente se tornaria o melhor da competição. O arqueiro defendeu duas cobranças e colocou a Afeg na final.

O jogo decisivo foi contra a Iafa, da vizinha Blumenau, quando os guabirubenses venceram por 2 a 0 e levantaram o título inédito da competição.

Veja a campanha 
1ª fase
Afeg/Guabiruba 0x0 Cefa/Cascavel (PR)
Afeg/Guabiruba 1×1 Aitec Sicredi/Tupã (SP) 
Afeg/Guabiruba 4×1 Espaço Criança (SP)

Oitavas de final 
Afeg/Guabiruba 3×0 Ae Oval (GO) 

Quartas de final
Afeg/Guabiruba 3x0Metalúrgicos EC (SP)

Semifinais
Afeg/Guabiruba 0x0 Serbi Arte Bola (SC)
*3×0 nos pênaltis

Final
Afeg/Guabiruba 2×0 Iafa/Blumenau