Home Futebol Brusque vira pra cima do Inter de Lages e se despede com vitória no Augusto Bauer

Brusque vira pra cima do Inter de Lages e se despede com vitória no Augusto Bauer

Com o resultado, o Brusque chega a 26 pontos na classificação geral. A equipe ocupa a quarta colocação, dois pontos abaixo do Criciúma, que empatou com Metropolitano e tem 28. Agora, o time brusquense busca uma vitória na última rodada diante do Joinville e seca o Tigre para ficar com o terceiro lugar e assegurar vaga na Copa do Brasil de 2018. Para este jogo, o Bruscão não poderá contar com o volante Boquita, suspenso após levar cartão vermelho, mas pode ter novamente Cleyton, que cumpriu suspensão na partida deste sábado (15)

por Redação
0

O Brusque FC se despediu com vitória diante da torcida em jogo pela penúltima rodada do returno do Campeonato Catarinense. Jogando diante do Inter de Lages, o Bruscão chegou a sair atrás do placar no primeiro tempo, mas Eliomar e o artilheiro Jonatas Belusso garantiram a vitória por 2 a 1.

Com o resultado, o Brusque chega a 26 pontos na classificação geral. A equipe ocupa a quarta colocação, dois pontos abaixo do Criciúma, que empatou com Metropolitano e tem 28. Agora, o time brusquense busca uma vitória na última rodada diante do Joinville e seca o Tigre para ficar com o terceiro lugar e assegurar vaga na Copa do Brasil de 2018 (veja abaixo a classificação e os jogos da última rodada). Para este jogo, o Bruscão não poderá contar com o volante Boquita, suspenso após levar cartão vermelho, mas pode ter novamente Cleyton, que cumpriu suspensão na partida deste sábado (15).

O jogo
O Brusque começou a partida com três mudanças em relação a equipe que enfrentou o Almirante Barroso. Willames entrou no lugar do suspenso Cleyton, que foi homenageado pela diretoria antes da partida em razão do centésimo jogo do atleta com a camisa do clube. No meio Carlos Alberto voltou a fazer a função de volante, enquanto Marquinhos voltou a ser utilizado na lateral-esquerda.

A equipe de Lages começou os primeiros dez minutos melhor, mas logo o Brusque melhorou na partida e criou as melhores chances. O grande nome do jogo foi o goleiro Neto Volpi, com pelo menos três grandes defesas ainda no primeiro tempo. Em um dos lances, o atleta chegou a ser driblado por Jonatas Belusso, mas na finalização, já com o gol aberto, o chute do atacante bateu nas costas do defensor do Inter e saiu.

Quando o jogo se encaminhava para um intervalo sem gols foi o time de Lages que abriu o placar. Enercino cruzou e Max, de cabeça, fez 1 a 0 para o adversário.

Etapa final
O técnico Pingo não mexeu no time no intervalo, mas não demorou para fazer a primeira troca no segundo tempo. Com menos de dez minutos, colocou Assis na vaga de Marquinhos. Mas era pelo setor direito que o Bruscão criava as principais oportunidades. Com João Carlos bem no apoio, Ricardo Lobo por pouco não marcou. Em outra jogada pela direita, pouco depois, Eliomar recebeu do lateral e não perdoou: 1 a 1 aos 18 minutos.

Mal deu tempo de o Inter assimilar o baque e o Brusque comemorar o gol, veio a virada. O artilheiro Jonatas Belusso, que já havia perdido duas boas oportunidades, dessa vez foi fatal. Ele recebeu lançamento nas costas da zaga e cara a cara com Neto Volpi tocou no cantinho para fazer 2 a 1 Brusque aos 20 minutos.

Depois do gol, o Bruscão ainda perdeu várias outras chances de marcar, o Inter também assustou, chegou a carimbar o travessão do goleiro Dida, mas não conseguiu mais movimentar o placar.Mesmo com a expulsão do volante Boquita, aos 40 minutos, o Brusque segurou a vitória e comemorou mais três pontos diante da torcida.

Pós-jogo
Após a partida, torcedores da torcida organizada do Brusque, a Força Independente, foram cobrar alguns jogadores, sobretudo dando ênfase a sequência negativa de quatro derrotas consecutivas. Um dos alvos foi o artilheiro Jonatas Belusso, chamado de ‘mercenário’ por alguns torcedores. Educadamente, o jogador foi até o alambrado conversar com a torcida, que se mostrou muito exaltada com o artilheiro da competição. Algumas palavras de ordem foram faladas pelos torcedores ao atleta, que mostrou não entender muito a cobrança. A diretoria do Brusque logo tentou acalmar os ânimos e houve um intenso bate-boca. Após sair do gramado, o diretor de futebol, Carlos Beuting, por pouco não foi agredido. A Polícia Militar chegou a intervir para contornar a situação.

Demais jogos da rodada
Nos demais jogos da rodada, Tubarão e Figueirense empataram em 0 a 0 no Sul do Estado. Com o empate “amigo”, ambos chegaram a 19 pontos e se livraram do rebaixamento. Agora, três times vão à última rodada ainda com chances de queda. Inter de Lages, 16 pontos, Almirante Barroso, 15, e Metropolitano, também com 15. O Inter recebe em casa o Avaí, que foi derrotado na Ressacada pelo Barroso por 1 a 0. O duelo do Barroso será contra o Tubarão, em casa. Já o Metrô, além de secar os dois rivais, tem que vencer o Figueirense no Scarpelli para evitar o primeiro rebaixamento de sua história.

Chape campeã
Com a vitória por 2 a 0 pra cima do Joinville, a Chapecoense conquistou de forma antecipada o título do returno. A equipe encara agora o Avaí em dois jogos para definir o campeão desta edição. Com 39 pontos na classificação geral, a Chape não pode mais ser alcançada pelo rival, com 34, e por isso faz a final da competição em casa, na Arena Condá.

Jogos da penúltima rodada
Brusque 2×1 Inter de Lages
Tubarão 0x0 Figueirense
Metropolitano 2×2 Criciúma
Chapecoense 2×0 Joinville
Avaí 0x1 Almirante Barroso

Última rodada – domingo (23/4 – 16h)

Joinville x Brusque
Figueirense x Metropolitano
Criciúma x Chapecoense
Inter de Lages x Avaí
Almirante Barroso x Tubarão

Classificação do returno
1º Chapecoense – 22 pontos – 7 vitórias
2º Joinville – 16 pontos – 5 vitórias
4º Criciúma – 15 pontos – 4 vitórias
3º Avaí – 13 pontos – 4 vitórias
5º Brusque – 10 pontos – 3 vitórias
6º Barroso – 9 pontos – 3 vitórias
7º Tubarão – 8 pontos – 2 vitórias
8º Metropolitano – 7 pontos – 1 vitória
9º Figueirense – 6 pontos – 1 vitória
10º Inter de Lages – 5 pontos – 1 vitória

Classificação geral
1º Chapecoense – 39 pontos – 12 vitórias
2º Avaí – 34 pontos – 10 vitórias
3º Criciúma – 28 pontos – 8 vitórias
4º Brusque – 26 pontos – 8 vitórias
5º Joinville – 23 pontos – 6 vitórias
6º Tubarão – 19 pontos – 5 vitórias
7º Figueirense – 19 pontos – 4 vitórias
8º Inter de Lages – 16 pontos – 4 vitórias (- 11 de saldo)
9º Almirante Barroso – 15 pontos – 4 vitórias (- 12 de saldo)
10º Metropolitano – 15 pontos – 3 vitórias

Fotos: Maicon Deucher/Brusque FC