Home Jogos Comunitários de Brusque Cerimônia marca o início oficial da 26ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque

Cerimônia marca o início oficial da 26ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque

Além de atletas, familiares e líderes comunitários, o evento ainda contou com a presença do prefeito, Jonas Paegle, do vice, Ari Vequi, bem como vereadores e demais autoridades do município. A abertura oficial ainda terminou com uma atração especial: o palhaço Birita, do Circo Biriba, que encantou o público e tirou gargalhadas da plateia, que depois ainda pôde saborear um delicioso coquetel.

por Sidney Silva
0

Está aberta oficialmente a 26ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan. Na noite desta sexta-feira (28), mais de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico no piso térreo do Pavilhão da Fenarreco. O ato simboliza o início da principal e maior competição esportiva do município. Os jogos reúnem cerca de 4,5 mil atletas, 28 comunidades, e serão realizados até 2 de agosto, antevéspera do aniversário de 159 anos de Brusque.

Evento prestigiado
Além de atletas, familiares e líderes comunitários, o evento ainda contou com a presença do prefeito, Jonas Paegle, do vice, Ari Vequi, bem como vereadores e demais autoridades do município. A abertura oficial ainda terminou com uma atração especial: o palhaço Birita, do Circo Biriba, que encantou o público e tirou gargalhadas da plateia, que depois ainda pôde saborear um delicioso coquetel.

GALERIA
>> Veja as principais imagens da noite de abertura

O superintendente interino da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Eduardo Gohr, destaca que foi uma noite especial, com espírito de confraternização e amizade. “Sem dúvidas, uma noite bem agradável, com as comunidades se integrando cada vez mais; oportunidade de as pessoas virem aqui e jogarem conversa fora. É uma alegria para a Fundação Municipal de Esportes estar proporcionando isso”.

A cerimônia
A cerimônia começou com um vídeo de boas-vindas com imagens de diversos atletas que participam da competição. Logo após, cada líder comunitário recebeu das autoridades presentes uma lembrança em reconhecimento a todo trabalho que fazem frente às comunidades participantes dos jogos, que foram apresentadas nominalmente, uma a uma.

Na sequência, ocorreram os tradicionais atos que dão um charme especial à abertura. O primeiro deles, o juramento do atleta, realizado pela jogadora de vôlei da equipe Abel/Havan, Julia Harthman, 16 anos, do Águas Claras, que antecedeu ao discurso das autoridades.

Posteriormente, o momento especial da noite, o acendimento do Fogo Simbólico. A tocha que acendeu a pira foi carregada pelas mãos da atleta Maurina Vargas, 57, jogadora de canastra, moradora do Águas Claras. Ela participou de todas as 25 edições da competição.

Por fim, o prefeito Jonas Paegle, ao lado do vice, Ari Vequi, declarou aberta oficialmente a competição. Em seu discurso, o líder do Executivo celebrou toda a força e união das pessoas em torno do esporte brusquense, que fortalece ainda mais os laços de união e companheirismo na cidade.

Ele também aproveitou para celebrar um feito de destaque do esporte de Brusque que ocorreu horas antes: o título do ciclista André Gohr, filho de Eduardo, novo campeão brasileiro da prova de Contrarrelógio. “Ficamos felizes porque é um atleta que começou aqui, na nossa cidade, participando dos Jogos Comunitários, e hoje desponta em nível nacional levando o nome de Brusque”.

O vice-prefeito Ari Vequi foi outro que enalteceu a participação popular nos jogos e trouxe outra boa notícia para a comunidade. “Posso dizer que hoje é um momento muito feliz para Brusque, pois recebemos a notícia há pouco de que a cidade é a segunda do estado e a oitava do país, entre aquelas com mais de 100 mil habitantes, no Índice de Governança Municipal, e isso só mostra que estamos no caminho certo, sendo novamente destaques em nível nacional”, disse, sob aplausos.

O Índice de Governança Municipal avalia, entre outras coisas, serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança com base no programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Foto: Sidney Silva