Home Futebol Coisa de cinema: conquista do estadual do Brusque FC chega às telonas

Coisa de cinema: conquista do estadual do Brusque FC chega às telonas

Para muitos torcedores, o título mais importante do Brusque Futebol Clube e todo o…

por Redação
0

Para muitos torcedores, o título mais importante do Brusque Futebol Clube e todo o frisson da época está bem vivo na memória. Já para outros, sobretudo os da nova geração, o que restam são apenas imagens retiradas da internet, nada muito aprofundado. Foi pensando em trazer um registro fiel de toda a movimentação envolvendo a conquista do estadual de 1992, diante do Avaí, que o documentário Brusque 92 chega esta semana aos cinemas.

Com direção do cineasta e apaixonado pelo quadricolor Sérgio Azevedo, a produção genuinamente brusquense ficará de 11 a 17 de outubro em exibição no Cine Gracher de Brusque, Porto Belo e Indaial com sessões especiais. 

“A ideia do documentário surgiu em 2012, quando eu comecei a trabalhar com audiovisual. Eu sou brusquense e meu pai contava pra mim esta história deste dia da final. Contou da invasão do campo, quando caiu o alambrado. E até 2012 eu era apenas um espectador, eu queria saber mais. Naquele ano eu comecei a escrever o projeto e deixei engavetado”, comenta Azevedo.

Em 2016, o que era sonho começou a se tornar realidade, principalmente após a experiência obtida com a produção do documentário Do Outro Lado – A Conquista de Matheus Rheine, idealizado em conjunto com o canal de esportes ESPN. “Através da Lei do Audiovisual, conseguimos captar recursos e inscrever o projeto, por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine). No final daquele ano eu tinha 5% captado do orçamento. Achei que seria difícil viabilizar esse filme, mas ao longo de 2017 fui conseguindo com mais empresas através deste incentivo. No final do ano, já tinha conseguido até mais do que o orçamento inicial”, complementa.

Os trabalhos de pesquisa e pré-produção, por sua vez, ocorreram a partir de fevereiro deste ano. Em maio, tiveram início as gravações com todos os personagens de uma das histórias esportivas mais cultuadas pela maior parte dos brusquenses. Já em junho, foi a vez de um dos trabalhos mais minuciosos de uma produção deste porte: a edição de som e imagem. Nos últimos dois meses, toda a equipe do filme brusquense trabalha na divulgação e comercialização do projeto. 

“Queremos levar isso para o maior número de pessoas. Temos uma expectativa muito boa de público, até por conta do trailer, que já tem mais de 50 mil visualizações” frisa Azevedo. 

Dados técnicos

Apresentação: Florisa Tinturaria;

Produção: Café Preto;

Patrocínio: Guabifios;

Co-Patrocínio: Supermercados Archer, Havan, Aradefe e ZM;

Apoio: TV Brusque, Brusque Futebol Clube, O Município e Ancine. 

Sinopse

O Brusque Futebol Clube foi fundado em 12 de outubro de 1987. Cinco anos depois, no dia 13 de dezembro de 1992, em uma final contra o Avaí, o time da capital havia vencido o primeiro jogo em Floripa por 1 a 0 e era a grande chance do Bruscão ser campeão catarinense diante da sua torcida no jogo de volta. Cerca de cinco mil pessoas lotaram o Augusto Bauer e viram o Brusque vencer o Avaí no tempo normal por 2 x 1, gols de Jair Bala e Washington. O resultado levou o jogo para a prorrogação, deixando a partida ainda mais emocionante e no segundo tempo da prorrogação, Cláudio Freitas marcou um lindo gol, iniciando a festa no município. A torcida do Bruscão guarda até hoje em sua memória aquele jogo que trouxe para o clube o título de campeão catarinense.

Onde assistir?

Cine Gracher em Brusque, Porto Belo e Indaial. Serão três horários por dia: às 18h, 19h45 e 21h30, de 11 a 17 de outubro.