Home Futebol Confirmada a queda do avião da Chapecoense

Confirmada a queda do avião da Chapecoense

Neste instante, o Corpo de Bombeiros da Colômbia realiza o resgate dos passageiros, mas ainda não há informações precisas sobre feridos e possíveis mortos. A chuva atrapalha a chegada das equipes de resgate. Há muita dificuldade para se chegar ao helicóptero. A Força Aérea Colombiana chegou a ser chamada, mas abortou a missão devido as condições do local.

por Sidney Silva
0

A imprensa colombiana e órgãos de resgate confirmaram há pouco a queda do avião com a delegação da Chapecoense na localidade de Cerro Gordo, município de La Unión, na Colômbia. Profissionais de rádios de Chapecó e do canal Fox Sports também estavam no voo.

Neste instante, o Corpo de Bombeiros da Colômbia realiza o resgate dos passageiros, mas ainda não há informações precisas sobre feridos e possíveis mortos.

A chuva atrapalha a chegada das equipes de resgate. Há muita dificuldade para se chegar ao helicóptero. A Força Aérea Colombiana chegou a ser chamada, mas abortou a missão devido as condições do local.

Doadores de sangue e falantes da língua portuguesa que moram na região estão sendo solicitados para ajudar na tragédia. Autoridades locais também pedem aos moradores que possuem camionetes 4×4 que auxiliem na busca das vítimas.

O aeroporto José Maria Cordova, de Rio Negro, trabalha em regime de emergência em razão da situação. Segundo o Corpo de Bombeiros da Colômbia, “há possibilidade de resgatar pessoas com vida, pois não foi registrada nenhuma explosão da aeronave”. Mas até o momento (4h50 de Brasília), o Hospital de La Ceja, cidade próxima ao local do acidente, diz que ainda não recebeu sobreviventes. Já o Hospital San Juan de Dios diz que recebeu um comunicado que em poucos minutos passarão a receber feridos. A imprensa colombiana não tem número exato, mas inicialmente seriam pelo menos seis.


Sobre a queda
De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdoba, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília). O avião carregava 72 passageiros e 9 tripulantes e perdeu contato com a torre quando se aproximava do aeroporto José María Córdoba, na cidade de Medellin.

Ele se dirigia de Santa Cruz da La Sierra, na Bolívia, para a cidade colombiana, onde a Chape disputaria nesta quarta-feira (30) a final da Copa Sulamericana diante do Atlético Nacional. A causa principal do acidente, segundo a imprensa colombiana, inicialmente seria uma possível falta de combustível. Posteriormente, falhas elétricas foram citadas como a provável causa do acidente.

ATUALIZAÇÃO:

Às 5h10, o Hospital San Juan de Dios confirmou a chegada dos primeiros feridos. Um dos sobreviventes, já identificado, é o lateral Alan Ruschel. Segundo a rádio colombiana RCN, com base na declaração de Kaleth Gutierrez, do Corpo de Bombeiros, “há muitos sobreviventes”.

5h18 – Goleiro Danilo também já está sendo atendido no hospital.

5h25 – Até agora, são seis sobreviventes e nenhuma morte confirmada.

6h – Goleiro Jackson Follmann também já foi resgatado. 

6h05 – Presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, também estava no voo 

6h30 – Segundo prefeito de Medellin, Frederico Gutierrez, há pelos menos 25 mortos. Mas ainda há muitas informações imprecisas

6h40 – Jornalista do Sportv Rafael Henzel, também resgatado com vida segundo a imprensa colombiana

ATUALIZAÇÃO 8h30: Segundo prefeito de Medellin, pelo menos 25 pessoas morreram – Saiba mais – https://goo.gl/7tN6Xr