Home Outros Em ano enxuto, Fundação Municipal de Esportes comemora resultados

Em ano enxuto, Fundação Municipal de Esportes comemora resultados

Com corte no orçamento, modalidades vitoriosas no rendimento acabaram praticamente extintas, como é o caso do atletismo e do futsal feminino. Outras, como o basquete, também sentiram na veia cortes significativos.

por Sidney Silva
0

O ano de 2017 foi de diversos desafios para o esporte brusquense. Com corte no orçamento, modalidades vitoriosas no rendimento acabaram praticamente extintas, como é o caso do atletismo e do futsal feminino. Outras, como o basquete, também sentiram na veia cortes significativos.

Em contrapartida, a Prefeitura de Brusque defende que o corte em algumas modalidades teve resultado efetivo, sobretudo por proporcionar mais investimentos na base. Esse foi o norte da administração municipal, ao justificar que as modalidades que deixaram de ter equipes no rendimento tinham, em sua maioria, atletas de fora da cidade, que, apesar de trazerem resultados, oneravam o município sem deixar um legado para a base.

Superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Ademir Luiz de Souza, o Toto, comemora o fato de que, nas competições estaduais, a maior parte dos atletas que representaram Brusque são naturais da cidade. Segundo ele, a iniciativa, além de valorizar os aletas da casa, trouxe mais representatividade ao município, que ainda conseguiu bons resultados em algumas modalidades . “Graças a isso tivemos uma maior representação de Brusque em todas as competições, no Jasti – Jogos Abertos da Terceira Idade – realizado em Blumenau, fomos campeões no voleibol feminino. Nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador, Brusque foi muito bem. Na 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Rio do Sul, enviamos 100 atletas e  fomos campeões na ginástica rítmica e no voleibol masculino. No Jogos Abertos de Santa Catarina, em Lages, foram 150 atletas. Fomos campeões nas modalidades do basquete masculino e ciclismo. Ficamos em sétimo no quadro final de troféus e em décimo na classificação geral”, justifica. “No Parajasc, que foi a última competição estadual do ano, enviamos 50 atletas para Criciúma e  a cidade conquistou o segundo lugar na categoria DI e ficou em quarto na classificação geral.”, completa.

Competições municipais
Nas disputas municipais, Toto afirma que houve um aumento de 15% no número de equipes nos Jogos Comunitários, representando cerca de 600 pessoas a mais em relação ao ano anterior. “Tivemos também muito êxito nos campeonato de Bocha Vale Tudo e Rafa Vollo, no municipal de Bolão, bem como nas disputas de futsal, masculino, feminino e sênior, entre outros”, afirma o superintendente

Ele também ressalta o sucesso dos Jogos Escolares promovidos pela FME em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu cerca de 30 escolas, municipais, estaduais e particulares, com a participação de  quase três mil alunos.

Reforma da Arena Brusque
Além das competições, Toto comemora que o ano foi positivo em razão da reforma da Arena Brusque. “Iniciamos o conserto do telhado, trabalho que está 80% concluído, e começamos a adequar todos os espaços às exigências  do Corpo de Bombeiros, também faltando muito pouco para terminar”, destaca ele.

O superintendente da FME comenta que também houve a troca da iluminação, interna e externa e pintura de todo o espaço interno da parte inferior da Arena. “Realizamos o conserto de todos os alojamentos. Enfim, fizemos uma reforma geral em todos os espaços. Com isso,  atraímos várias competições, o que levou o público a frequentar novamente a Arena. Eu diria que, nossa maior conquista foi ter  revitalizado todo o espaço da Arena, e por consequência, realizado tantos eventos, até internacionais”, explica, ao citar por exemplo torneios realizados em parceria com a Federação Catarinense de Basketball (FCB).

Outro grande evento sediado pela cidade foi o Nacional de Patinação. “Tivemos a grata satisfação de trazer para a cidade, em parceria com o Colégio Cultura, o evento oficial nacional de patinação artística, organizado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação. O evento reuniu mais de 750 atletas de todo o Brasil que disputaram quatro competições: Torneio Nacional de Patinação Artística; Torneio Aspirantes de Patinação Artística;  Open Brasil Modalidade Livre e Torneio Nacional de Shows de Patinação Artística”, observa.

Os planos para 2018 incluem mais eventos de grande porte em Brusque. “Para o próximo ano já iniciamos alguns contatos para continuar trazendo competições de nível nacional para a Arena. Há muito a ser feito, mas com trabalho e vontade, tenho certeza de continuar desenvolvendo um ótimo trabalho à frente da Fundação Municipal de Esportes”, finaliza Toto.