Home Colunas Exercício físico para crianças e adolescentes

Exercício físico para crianças e adolescentes

Vemos cada vez mais crianças a partir dos dois anos utilizando celulares, tablets, televisores e computadores como meio de diversão e lazer. O ideal seria que não entrassem na inércia tão cedo, e que construíssem uma vida ativa desde a infância. Porém, percebe-se que poucas famílias buscam uma rotina ativa fisicamente para seus filhos e são poucos os que fazem algum exercício físico extracurricular, como natação, escolinhas de futebol, dança, lutas, entre outros

por Wiliam Todt
0

O sedentarismo vem tomando conta da população nos últimos anos. Considerada como a doença do século, está relacionada a vários fatores, sendo um deles a tecnologia. Com o passar do tempo, tudo está ficando mais fácil. Hoje em dia, não é mais preciso ir a uma agência bancária para pagar uma conta de luz ou de água, pois pode ser feito tudo pelo celular.

Vemos cada vez mais crianças a partir dos dois anos utilizando celulares, tablets, televisores e computadores como meio de diversão e lazer. O ideal seria que não entrassem na inércia tão cedo, e que construíssem uma vida ativa desde a infância. Porém, percebe-se que poucas famílias buscam uma rotina ativa fisicamente para seus filhos e são poucos os que fazem algum exercício físico extracurricular, como natação, escolinhas de futebol, dança, lutas, entre outros.

Sabemos da importância e dos benefícios da prática regular do treinamento físico sistematizado e planejado para a saúde, porém, será que crianças e adolescentes podem praticar exercícios de força, bem como o treinamento físico funcional? A resposta é sim.

O exercício físico direcionado para essa faixa etária deve ter como principal objetivo o combate ao sedentarismo e a obesidade, uma vez que grande parte das crianças e adolescentes estão com responsabilidades maiores dentro do contexto escolar, sem por vezes pensar na saúde física, aliados á uma alimentação inadequada.

Nesta faixa etária é muito importante o controle alimentar, por vezes uma orientação em termos daquilo que pode acarretar no futuro ajuda no processo conscientização. Em fase de crescimento a necessidade energética e ingestão de nutrientes são elevadas. A alimentação que adotarem na infância, geralmente serão mantidas na vida adulta.

O objetivo da inserção de algum exercício físico para crianças e adolescentes é fazer com que primeiramente crie o hábito da atividade escolhida, e posteriormente ele pode incluir em sua rotina.

O treinamento físico funcional é uma das opções mais cabíveis e aceitáveis por essa população, uma vez que são exercícios sem utilização de máquinas e multi-articulares, incluem exercícios de força, mobilidade e estabilidade, em conjunto com exercícios metabólicos, como empurrar trenó, saltar, correr, etc.

Seja qual for a escolha, procure sempre um profissional de Educação Física para  orientar na prática esportiva, de preferência com uma metodologia qualificada e preocupada com a qualidade de movimento. Assim, deve criar raízes fortes para um futuro ativo e saudável.

Compre Saúde Ganhe Vida!

Texto criado na presença e auxilio do Professor Elvis Martins, da equipe WT Energy Treinamentos.