Home Colunas NUTRIÇÃO NO AR!

NUTRIÇÃO NO AR!

Ao longo das semanas irei abordar diversos temas relacionados à nutrição e ao treinamento físico e espero trazer informações valiosas embasadas cientificamente, já que quando se fala em nutrição e treino existem inúmeros meios de disseminação de informações nem sempre confiáveis. Devido ao aumento da incidência de casos de doenças relacionadas ao estilo de vida, cresce também o interesse das pessoas a respeito do tema.

por Sidney Silva
0

Olá leitores! É com enorme satisfação que inicio hoje a minha coluna para o ESPORTESC.com. Sou Educadora Física e Nutricionista. Atualmente faço pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional. Ao longo das semanas irei abordar diversos temas relacionados à nutrição e ao treinamento físico e espero trazer informações valiosas embasadas cientificamente, já que quando se fala em nutrição e treino existem inúmeros meios de disseminação de informações nem sempre confiáveis. Devido ao aumento da incidência de casos de doenças relacionadas ao estilo de vida, cresce também o interesse das pessoas a respeito do tema.

Começo com uma breve reflexão a respeito das mudanças que nos levaram onde estamos hoje. Pensando no estilo de vida dos nossos antepassados, considero dois pontos chaves para essa transformação. Primeiro: diminuição do gasto calórico. Ou seja, gastamos muito menos calorias com atividade física que os nossos ancestrais. Entende-se atividade física como qualquer atividade que resulte em gasto de calorias acima do metabolismo basal. Hoje a tecnologia nos permite inúmeras facilidades. Temos carro para nos deslocar para qualquer lugar e já não precisamos mais caçar para comer. 

Devido à rotina de trabalho nos falta tempo e disposição para praticar um exercício físico. Tudo isso nos leva a gastar menos energia. Segundo: mudança na alimentação. Sem dúvida esse é o principal motivo pela atual epidemia da obesidade no mundo. Nossos ancestrais se alimentavam basicamente de carnes, vegetais, grãos e frutas da estação. Hoje em dia somos bombardeados por uma oferta enorme de alimentos industrializados, especialmente ricos em açúcar e farinha. Alimentos facilmente disponíveis a toda a população. Aumentamos o consumo de alimentos que nos fazem engordar e diminuímos o nosso gasto de energia: receita infalível para nos tornarmos obesos doentes.

Felizmente, vejo que há uma luz no fim do túnel. Como Educadora Física e Nutricionista é meu papel difundir informações que possam interferir positivamente na mudança do estilo de vida das pessoas.  E a mudança depende de você. Então, arrume um tempo para praticar alguma atividade que lhe dê prazer, aproveite um tempo com os seus amigos e sua família e tenha bons hábitos alimentares diminuindo ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Pequenas atitudes somadas farão a mudança que você tanto deseja no seu estilo de vida. Um abraço e até a próxima!