Home Colunas Periodização: planeje para otimizar seus resultados!

Periodização: planeje para otimizar seus resultados!

Periodização consiste em um planejamento do treinamento, geralmente com duração de 4 a 8…

por Redação
0

Periodização consiste em um planejamento do treinamento, geralmente com duração de 4 a 8 semanas, com o objetivo de controlar as variáveis fundamentais para a progressão na modalidade praticada. Algumas das variáveis são:

– Volume: número de séries, repetições, número de exercícios, tempo, distância, frequência. Refere-se à quantidade de exercício praticado.

– Intensidade: peso, velocidade, carga, inclinação. Diz respeito à qualidade do exercício.

– Pausa: pode ser ativa, passiva, completa ou incompleta. É o tempo de descanso entre as séries, fundamental para a recuperação dos mecanismos energéticos em exercícios de alta intensidade, especialmente a reparação dos estoques de fosfocreatina e glicogênio intramusculares.

– Velocidade de execução: pode ser lenta ou rápida.

– Ordem: como regra geral, a prioridade deve definir qual exercício será executado primeiro.

O controle dessas variáveis é especialmente importante em atletas ou indivíduos já treinados.  Nessas condições as adaptações ao treinamento acontecem de maneira mais lenta e o trabalho deve ser minuciosamente planejado.

Além disso, é fundamental definir as capacidades físicas a serem desenvolvidas e utilizar métodos de treino adequados para tal fim. Aliás, você sabia que não existe treino para hipertrofia? A hipertrofia, ou aumento do volume muscular é uma adaptação morfológica gerada pelo estímulo do treino de força, que é uma capacidade física importantíssima em qualquer fase da vida.  Também não existe treino para emagrecimento. Da mesma forma, desenvolvem-se as capacidades físicas que geram tal adaptação. Vale ressaltar que a hipertrofia ou o emagrecimento são processos altamente complexos que envolvem inúmeros outros fatores, como a qualidade da alimentação e do sono. Outro exemplo:  entre atletas são muito comuns os treinos de potência. Nesse caso utilizam-se métodos como o levantamento de peso olímpico (LPO) e a pliometria. Outras capacidades físicas importantes em qualquer programa de treinamento são a flexibilidade e a resistência.

Então, o planejamento alimentar deve ser feito pensando nessa periodização? Sem dúvida! Avaliando as variáveis é possível adequar o planejamento alimentar à demanda energética proveniente da fase do treinamento. Semanas com menor volume e menor intensidade necessitam de um aporte calórico menor, assim como treinos de força com o objetivo de hipertrofia requerem mais proteínas e carboidratos.

 Percebeu como nem tudo é tão simples? Seus resultados podem ser otimizados quando bem planejados. Somente um profissional pode fazer isso por você!