Conteúdo
Repórter: Victória Severo
Publicação: 06/10/2017 10h35
Atualização: 07/10/2017 13h53

As primeiras apresentações do Campeonato Brasileiro de Patinação artística aconteceram nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6). Se apresentaram atletas da categoria de classe internacional. As demais exibições da programação são o Torneio Nacional, o Torneio de Aspirantes e por último o Open Brasil, que dá a oportunidade de os atletas receberem uma bolsa auxílio do Ministério dos Esportes.

Brusque é representada nas competições pelo Colégio Cultura, com 13 atletas de alto nível. O professor e técnico da equipe, Bira Branquinho, explica que pela dificuldade da competição não foi possível inscrever toda a equipe. As brusquenses competem nas modalidades livre, figuras obrigatórias, solo dance, free dance e open loops, apenas não participam das modalidades em conjunto. Ele salienta que apesar do desejo de alcançar o topo do pódio, o mais importante é o coleguismo entre as atletas, “Na minha posição de técnico é isso que eu tento passar para eles, a questão da superação, da disciplina e do rigor no trato com o esporte e com a vida”.

O técnico também ressalta a importância de um evento desse porte na cidade, “Realmente, acho que é um evento que vem a somar para Brusque. Justamente coincidiu com a data da Fenarreco, nossa grande festa aqui da cidade, então são dois grandes eventos ocorrendo simultaneamente na cidade, o que deixa Brusque em destaque”. Bira também lembra que a cidade já sediou outros eventos de patinação, inclusive o Campeonato Brasileiro em 2015, e que a estrutura e organização foram muito elogiados pelas delegações.