Home Colunas A importância da musculação para os corredores

A importância da musculação para os corredores

Atletas corredores geralmente não gostam de treinar em locais fechados, tanto é que buscaram na corrida a liberdade e opções diversas do local de treinamento. Na corrida há uma sobrecarga natural nas articulações de 2 à 3 vezes o peso corporal, isso varia de acordo com o desempenho técnico biomecânico dos corredores.

por Wiliam Todt
0

Atletas corredores geralmente não gostam de treinar em locais fechados, tanto é que buscaram na corrida a liberdade e opções diversas do local de treinamento. Na corrida há uma sobrecarga natural nas articulações de 2 à 3 vezes o peso corporal, isso varia de acordo com o desempenho técnico biomecânico dos corredores. Pensando em vida longa na corrida é indispensável o treinamento de força para a prevenção e continuidade na prática.

A musculação para corredores deve ser planejada afim de promover ganhos de força muscular e proteção para as cartilagens, são elas quem absorvem o impacto nas articulações durante a corrida.

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não o deixa travado, pelo contrário, ela aumenta o desempenho, pois a programação quando específica para corredores é norteada por padrões de movimento em conjunto com trabalhos de mobilidade articular. Não é interessante focar apenas em músculos, mas na qualidade de movimento a ser executado nos treinos. Contudo, deve ser observado a amplitude de movimento nos exercícios e principais articulações envolvidas na corrida.

Engana-se quem acha que a corrida exige somente da força de membros inferiores, a região central do corpo tem importante função de estabilidade e manutenção da técnica durante a corrida.

O sistema de treinamento integrado, dito como funcional pode auxiliar na promoção de uma melhor técnica em corrida e prevenir lesões por estresse nas articulações. Conheça o programa 21K – WT Energy Treinamentos.

Procure um profissional de Educação Física.