Conteúdo
Repórter: Vanessa Fagundes
Publicação: 08/05/2020 12h02
Atualização: 14h14

O período de quarentena por causa do novo Covid-19 virou um desafio para toda a comunidade esportiva, ainda mais para aqueles que praticam natação, uma vez que os atletas não possuem muitas formas alternativas de treino. O técnico da Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação (Abain), José Armando Vasquez Soto, o Bay, relata como está sendo as orientações e o planejamento neste período de pandemia.

O treinador conta que, em um primeiro momento, acreditava que as paralisações e fechamento de quase todo o comércio seria algo momentâneo. Porém, com o passar dos dias, percebeu que o retorno estava longe. Com a necessidade de dar continuidade aos trabalhos, a opção de Bay foi passar exercícios aos alunos por meio de aplicativos. "Com o tempo, observei que os treinamentos não estavam alcançando os resultados esperados e procurei outras alternativas", diz. Por conta do afastamento, mesmo com o auxílio virtual, o técnico ressalta que notou desmotivação por parte dos atletas.

Conforme Bay, para não perder o foco, foram escolhidas novas alternativas. "Uma delas foi realizar vídeos chamadas em grupos de quatro atletas. Desse modo, é possível fazer o monitoramento das atividades e acompanhar o rendimento de cada um", observa.

Para o retorno das atividades da Abain, o treinador aguarda a reabertura da piscina na academia Viva, uma vez que o espaço dispõe de água aquecida.  A Abain também vive a expectativa do retorno do trabalho com as escolinhas, realizado em parceria com as academias Viva, Gaivota e CCN. 

Por fim, Bay diz que a associação está sempre em contato com outras entidades para saber como está sendo os procedimentos adotados por elas. "Além disso, conversamos regularmente com a Federação Aquática de Santa Catarina (FASC) juntamente com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para saber como ficará o calendário esportivo da modalidade", finaliza.



Vanessa Fagundes

E-mail para contato vfagundes522008110119347243@2008110119346415gmail.com.