Conteúdo
Repórter:
Publicação: 04/11/2016 14h59
Atualização: 05/11/2016 09h16

 O vôlei brusquense começa nesta sexta-feira (4) a luta para voltar ao cenário nacional. A Abel Vôlei representa a cidade na Taça Prata Feminina 2016, competição que dá vaga na Superliga B. As meninas já estão em Telêmaco Borba, no Paraná, onde jogam duas partidas.

O primeiro adversário é o AMAVôlei, nesta sexta-feira, às 20h. No sábado, também às 20h, a Abel encara o time da casa, Telêmaco Borba. Os dois rivais são do Paraná. Destas três equipes, duas conseguirão a vaga na Superliga B, uma vai ficar pelo caminho. Este é o grupo A da competição. Nesta quinta-feira (3), o Telêmaco Borba estreou com vitória de 3 a 1 sobre AMAVôlei.

Na outra chave, disputada em Barueri, São Paulo, o time da casa e o ADC Bradesco, de Osasco, conseguiram a classificação. Sada Betim, de Minas Gerais, foi eliminado. A equipe de Barueri é treinada pelo tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães.

O sistema de pontuação da Taça Prata é o mesmo da Superliga: vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 rende três pontos ao vencedor e nada para quem for derrotado. Triunfo por 3 sets a 2 garante dois pontos ao vencedor e um ponto ao perdedor.

A Abel encara a competição com time mesclado entre jogadoras da base e outras mais experientes. O técnico da Seleção Brasileira sub-18, Mauricio Thomas, é quem comanda a equipe na Taça Prata. “Estamos com muita vontade e garra para botar Brusque novamente no cenário nacional. Lembro-me muito bem de quando quebramos recorde de público disputando a Superliga e sinto saudades demais deste tempo”, recorda.

Caso seja bem sucedida na Taça Prata, a Abel disputa a Superliga B no início do ano que vem. Em caso de novo sucesso, já volta à Superliga temporada 2017/18, que inicia no próximo mês de outubro. “Mas não adianta termos a vaga e não termos dinheiro. Se conseguirmos a classificação teremos que fazer uma captação de recurso e contamos com o apoio de empresas e da Prefeitura para isso. Acredito que vamos conseguir, tem muita gente lutando por este time”, avalia Thomas, que também é presidente da Abel Vôlei.

Veja a tabela de jogos do grupo A da Taça Prata – jogos sempre às 20h

Quinta-feira (3)

Telêmaco Borba 3x1 AMAVôlei

Sexta-feira (4)

AMAVôlei  x Abel

Sábado (5)

Telêmaco Borba x Abel

Confira o currículo das jogadoras

Paloma Fernanda Lopes - Araraquara (camisa 16): Campeã Brasileira Universitária, campeã paulista Juvenil e infanto e vice campeã brasileiro de seleções. 

Iarla Dailene Cossul - AD Guaraciaba – (camisa 12): campeã estadual catarinense mirim e infantil, campeã estadual dos jogos escolares 12-14, campeã infantil e vice-campeã infanto do Campeonato Internacional de Estrela-RS. 

Natalya – AMAvôlei - (camisa 3): Vice-campeã do campeonato brasileiro de seleções  2010. Campeã brasileira do Jebs 2009, campeã do Japs 2013, campeã paranaense em 2009 e 2010. 

Simone Scherer- São Caetano (camisa 18): Campeã paulista infanto e juvenil, campeã Sul-americana Sub-23, vice-campeã pan- americana sub-23. 

Déborah Villar – Fluminense – (camisa 1): Campeã da Superliga B 13/14. Vice-campeã da Superliga B 15/16, Campeã da repescagem para Superliga A 15/16. 

Fernanda Capita – Brusque – (camisa 14)  

Daniela Seibt - AD Guaraciaba - (camisa 17) - joga como central, campeã sul-americana infanto, tricampeã estadual, campeã brasileira. 

Julia Bergamnn - campeã sul-americana infanto e campeão estadual sub-19 e sub-16  

Aline líbero - camisa 9 

Caroline Moreira

Gabriela Scharf – camisa 4

Cauane Krainski – ABEL - Campeã JESC estadual 2016, bicampeã da AEVI e Campeã Copa Joinville 2014. 

Luiza Scher – Sesi SP – (camisa 10) - Bicampeã brasileira, Campeã paulista juvenil, Campeã sul-americana, Vice campeã mundial ISF e Bicampeã carioca infanto e juvenil. 

Aline Lebioda – (camisa 9) - Quinto lugar Mundial 2007 e segundo lugar da primeira etapa da temporada 2016/2017 Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia. É a 15ª no ranking Nacional de Vôlei de praia. 

Fernanda Luíza Kuchenbecker - Rio do Sul - Campeão sul-americana juvenil, Campeã paulista juvenil, Bicampeã catarinense adulto, Bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Gabriela Waldrigues, ponteira é oposta – ABEL (camisa 8), Campeã Brasileira de Seleções Infantil 2015, Vice-campeã brasileiro escolar 2015, Campeã sul-americana escolar 2015. 

Mariana Brambilla – Sogipa – (camisa 15) campeã sul-americana infanto. Campeã estadual infanto. Bicampeã infantil Copa Mercosul. Bicampeã copa internacional Vice-campeã estadual.