Conteúdo
Repórter:
Publicação: 09/09/2016 11h45
Atualização: 11h46

 Os Jogos Escolares de Brusque terão sua abertura oficial nesta segunda-feira (12). O evento acontece no Centro Esportivo do Sesi, a partir das 8h30. A competição reúne 30 escolas do município, sete modalidades diferentes e são esperados mais de 3 mil jovens entre 11 e 16 anos na disputa. Os Jogos terminam em 23 de setembro.

Participam do evento jovens de escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. Os Jogos Escolares reúnem: basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Todas essas modalidades serão disputadas no naipe masculino e feminino e nas categorias mirim (de 11 a 13 anos) e infantil (14 a 16). Os melhores colocados na competição brusquense garantem vaga na fase regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 2017. “Por esta razão nós escolhemos esta faixa etária, pois nos Jesc o mirim é de 12 a 14 anos e o infantil de 15 a 17”, explica o coordenador do desporto escolar da Fundação Municipal de Esportes, Venício Bottamedi.

O xadrez acontecerá na praça de alimentação do pavilhão da Fenarreco. O atletismo será no Centro Esportivo do Sesi. A Arena Brusque, o Colégio São Luiz, o ginásio esportivo do bairro São Luiz e o Colégio Cônsul Carlos Renaux também vão receber jogos desta competição.

Bottamedi acredita que os Jogos Escolares são muito importantes para o município de Brusque. “Estamos oferecendo uma oportunidade para as crianças praticarem esporte o que é bom para a saúde e educação. Além disso, podemos descobrir novos talentos para disputar competições regionais e outras daqui a alguns anos”.

Ao todo, 155 equipes estão inscritas para a disputa dos esportes coletivos. A modalidade com maior número de participantes será o futsal, com 78 times no certame. São 31 no naipe feminino (14 mirim e 17 infantil) e 47 no masculino (23 mirim e 24 infantil).