Home Basquete A.D. Brusque e Blumenau vencem e farão mais uma final do Campeonato Catarinense

A.D. Brusque e Blumenau vencem e farão mais uma final do Campeonato Catarinense

Pela terceira vez seguida a Apab/Blumenau e a A.D. Brusque irão decidir o Campeonato Catarinense de Basquete. Nesta sexta-feira (4), os blumenauenses venceram o clássico com Joinville por 83 a 80. Depois foi a vez dos brusquenses passarem por Videira em 76 a 66. No sábado, às 16h, as duas equipes duelam pelo título estadual, no Galegão, em Blumenau. Nos dois últimos anos a Apab se sagrou campeã.

por Sidney Silva
0

 Pela terceira vez seguida a Apab/Blumenau e a A.D. Brusque irão decidir o Campeonato Catarinense de Basquete. Nesta sexta-feira (4), os blumenauenses venceram o clássico com Joinville por 83 a 80. Depois foi a vez dos brusquenses passarem por Videira em 76 a 66. No sábado, às 16h, as duas equipes duelam pelo título estadual, no Galegão, em Blumenau. Nos dois últimos anos a Apab se sagrou campeã.

A.D. Brusque 76×66 Videira

Pela segunda vez no campeonato a fortíssima equipe da A.D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe enfrentou o azarão Aviba/Unoesc/FMEV/Videira. E o filme se repetiu, surpresa mais uma vez pela dificuldade imposta pelo time de Videira. Porém, no final, os brusquenses se impuseram novamente.

Logo no começo o franco atirador mostrou que veio para complicar a vida dos favoritos e foi jogando basquete. Videira chegou a estar vencendo por 11 a 6. A A.D. Brusque se acalmou, comandou um pouco o jogo e fechou o primeiro quarto vencendo por 17 a 14. Porém, quando o segundo quarto começou as dificuldades dos brusquenses não cessaram.

Danilo Tavares meteu duas belíssimas bolas de três para o Brusque na sequência. E isso aconteceu várias vezes. Quando o Videira apertava, o Brusque se safava com cestas de fora do garrafão. Fernando e Danilo Tavares foram os principais nomes neste quesito. Com uma bela jogada de Rafael com dois pontos e a falta, o Videira voltou a encostar, 28 a 26. Até que, em uma enterrada magnífica, o empate, 30 a 30. A A.D. voltou a ficar a frente e o jogo foi para o intervalo em 37 a 34.

Com mais duas bolas de três de Fernando o Brusque abriu 49 a 41. A equipe administrou bem a vantagem e fechou o terceiro quarto vencendo por 54 a 47. Parecia que finalmente a distância começaria a abrir, mas não foi o que aconteceu. No quarto final o Videira entrou com sangue nos olhos. Com uma bela bola de três de Wallace os azarões encostaram de maneira assustadora, 63 a 62, faltando menos quatro minutos para o fim do jogo.

Então, finalmente, o time que briga pelo título resolveu por fim à brincadeira. O Brusque aproveitou bem uma sequência de bons ataques e fechou a partida em 76 a 66. O treinador da equipe, Alexandre Barros, o Bicudo, comenta a partida. “Pela segunda vez enfrentamos o Videira e sofremos para vencer. O lado bom é que o Brusque não costuma jogar duas partidas ruins seguidas. Então, neste sábado, quem vier aqui vai ver uma equipe completamente diferente. E pode ter certeza que vamos para cima para buscar o título”.

Bicudo comenta sobre a diferença de estilo entre Brusque e Blumenau. “O nosso time é mais experiente, mais cadenciado. Não vamos fazer o jogo deles, temos que impor o nosso estilo para vencer o título”.

Blumenau 83×80 Joinville

A equipe da casa jogou com muito apoio da torcida que berrou demais no Galegão. A AABJ/FelejJ/Ciser/Embraco/Decore/Selbetti/Millium/Joinville começou melhor o clássico e chegou a abrir 22 a 15. Foi aí que começou uma sequência inacreditável. Foram 17 pontos seguidos da Apab/FMD/Furb/Taschibra/Altenburg/Incape/Blumenau. O primeiro quarto terminou 24 a 22 para os blumenauenses. No segundo, o time da casa ainda fez mais oito pontos antes de ter sua defesa vazada.

Logo depois, a sequência de erros mudou de lado e o Joinville empatou a peleja em 34 a 34. Isso foi uma constante no jogo, a cada momento um time errava uma sequência de ataques e o outro se aproveitava. De repente, a sorte voltou para o lado de Blumenau que fez mais 13 pontos seguidos e fechou o segundo quarto em 47 a 34. Com a reação incrível, a torcida cantava forte no Galegão: “o campeão voltou, o campeão voltou”.

O terceiro quarto foi equilibrado, mas o Joinville foi, pouco a pouco, diminuindo a desvantagem no placar. O quarto terminou em 67 a 62 para Blumenau com os visitantes ameaçando demais tomar a vitória a forças. Porém, com três minutos da etapa final decorridos os blumenauenses haviam ampliado a vantagem para dez pontos e a partir daí controlaram o jogo. Joinville abaixou timidamente a desvantagem e só foi conseguir encostar no placar no lance final, quando já não tinha mais jeito. A partida foi encerrada com vitória blumenauense por 83 a 80.

O treinador da Apab, Christian Nau, comentou sobre a necessidade de marcar melhor as bolas de três do adversário, quesito no qual Blumenau voltou a pecar nesta partida. “Para vencermos este tipo de jogo temos que pontuar alto, acima de 70 e nesta partida conseguimos fazer isto”. Brusque venceu muitas pelejas no torneio fazendo pouco mais de 60 pontos. “Eles têm um estilo de jogo bem mais cadenciado. A nossa vantagem é a correria, é o toque de bola rápido. Não podemos deixa-los impor seu ritmo ao jogo”, avalia Nau.

O Campeonato Catarinense de Basquete 2016 termina neste sábado com dois jogos no Galegão. Às 14h, Joinville e Videira definem o 3º lugar. Às 16h, Blumenau e Brusque fazem a grande final. 

Fotos: Guilherme Furtado/EsporteSC.com