Home Basquete A.D. Brusque se prepara para o quadrangular final do Campeonato Catarinense

A.D. Brusque se prepara para o quadrangular final do Campeonato Catarinense

O Galegão, em Blumenau, vai receber as seis partidas do quadrangular final do Campeonato Catarinense de Basquete. A.D. Brusque, Joinville, Blumenau e Videira brigam pelo título. As pelejas acontecem durante quinta-feira (3), sexta e sábado.

por Sidney Silva
0

 O Galegão, em Blumenau, vai receber as seis partidas do quadrangular final do Campeonato Catarinense de Basquete. A.D. Brusque, Joinville, Blumenau e Videira brigam pelo título. As pelejas acontecem durante quinta-feira (3), sexta e sábado.

A expectativa é que duas equipes se destaquem na briga pelo título: A.D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe e Apab/FMD/Furb/Taschibra /Altenburg/Incape/Blumenau. Os dois times são atuais campeões e vice e possuem as melhores campanhas nesta edição. Pela campanha, os brusquenses levam vantagem, mas na final do ano passado quem se deu melhor foi o time de Blumenau.

A AABJ/FelejJ/Ciser/Embraco/Decore/Selbetti/Millium/Joinville corre por fora e não pode ser descartada como candidata ao título. Já a Aviba/Unoesc/FMEV/Videira entra como franca atiradora nesta fase da competição.

A A.D. Brusque venceu dez jogos e perdeu apenas dois no Campeonato Catarinense. Sendo que a última derrota foi há oito jogos. Além disso, na última vez em que enfrentou os três adversários do quadrangular final o time brusquense saiu vitorioso. Ao todo, a A.D. Brusque fez 864 pontos na competição e sofreu 752, com uma avarage de 1,149.

No triangular semifinal os brusquenses venceram o time de Videira por 61 a 53 e depois derrotaram Concórdia por 78 a 58, garantindo a vaga no quadrangular final. Já contra os dois adversários mais fortes, a A.D. perdeu no turno da 1ª fase, mas deu o troco no returno com duas vitórias e entra com moral nos confrontos decisivos. Além disso, os brusquenses vêm com força total, nenhum desfalque para o quadrangular.

A segunda melhor campanha do torneio até aqui é de Blumenau. A equipe tem nove vitórias e três derrotas. Joinville, com oito triunfos e quatro revés aparece na sequência. O pior aproveitamento entre os finalistas é de Videira, mesmo tendo uma chave mais fraca na fase inicial. O time venceu oito e perdeu seis vezes até aqui.

A estreia da A.D. Brusque é nesta quinta-feira (3) contra Joinville, às 19h. Logo depois, às 20h45, Blumenau e Videira duelam. Na noite de sexta-feira e na tarde de sábado os jogos continuam. Na segunda rodada, o vencedor de um confronto enfrenta o perdedor do outro.

Confira abaixo uma entrevista com o técnico da A.D. Brusque, Alexandre Barros, o Bicudo, sobre o quadrangular final

Esporte SC – Como está a preparação para o quadrangular final?

Bicudo – Tem sido boa, nós temos conseguido treinar todas as noites. Colocamos foco na nossa defesa, na organização tática e tentamos concertar todos os defeitos que a gente apresentou durante o Campeonato e aprimorando as finalizações dos nossos jogadores.

Esporte SC – O time venceu os últimos sete jogos pelo Estadual, ganhou o último confronto contra todos os adversários do quadrangular e tem a melhor campanha do torneio. Você considera Brusque favorita ao título?

Bicudo – Para a gente foi muita alegria vencer esses sete jogos consecutivos. A nossa equipe vem bem. Eu não nos colocaria como favoritíssimos, mas eu digo que a nossa equipe tem grandes condições de ganhar o título e é isso o que a gente busca. Claro que temos que levar em consideração as outras equipes. Porém, com certeza, esse retrospecto nos favorece de alguma maneira, mas não é em tudo, pois a gente sabe que cada jogo é um jogo.

Esporte SC – Tanto pelo histórico dos últimos anos, tanto pela campanha nesta edição, Blumenau pode ser apontado como o principal adversário de Brusque na busca pelo título. Joinville  um pouco abaixo e Videira não parece ter muitas chances. Você vê desta maneira? Ou acha que entre os quatro não existe favoritismo algum?

Bicudo – Eu vejo que entre os quatro não existe um super favoritismo. Realmente são equipes que se chegaram em meio aos 13 times do campeonato, se as quatro chegaram nesta decisão, as quatro podem conseguir o título. A questão de Blumenau nos últimos anos ter ido à decisão com a gente neste ano não significa muita coisa, porque tanto a nossa campanha para Blumenau, e a de Blumenau para Joinville, a diferença é de uma vitória apenas. 

Esporte SC – O fato de Blumenau jogar em casa pode influenciar a disputa deste quadrangular final, é uma vantagem para a Apab?

Bicudo – É uma vantagem a mais para eles, eles levam vantagem. Só que se você estiver vencendo este fator ajuda. Agora, se por acaso estiver em um jogo ruim, perdendo, isso pode se reverter contra. Na grande maioria das vezes há uma motivação para os times que vão jogar lá em Blumenau. Sempre que a conquista acontece fora de sua quadra, em outra cidade, esta conquista aumenta. Para a gente é um fator motivacional, como fomos na primeira fase e conseguimos a vitória lá dentro. O fato de eles jogarem em casa bota a responsabilidade maior para eles. Mas o nosso time vai lá para ser campeão, assim como as outras três equipes.