Home Colunas Afinal, aonde a Psicologia se encaixa no esporte?

Afinal, aonde a Psicologia se encaixa no esporte?

Basicamente, a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o ambiente. Por comportamento, eu quero dizer tudo aquilo que o ser humano faz, como andar, cantar, chorar, sorrir, pensar, falar, imaginar, jogar…

por Gustavo Assi
0

Coluna Psicologia do Esporte: Por Gustavo Assi

Eu já trouxe diversos assuntos aqui na coluna relacionados à psicologia e esporte, como autoconfiança, atenção e concentração, motivação, coesão de grupo e entre outros, porém nunca cheguei a falar especificamente sobre o que seria esse campo da Psicologia do esporte e do exercício.

Basicamente, a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o ambiente. Por comportamento, eu quero dizer tudo aquilo que o ser humano faz, como andar, cantar, chorar, sorrir, pensar, falar, imaginar, jogar… enfim, é uma infinidade de coisas que nós fazemos e que pode ser objeto de estudo da psicologia. Por outro lado, também estudamos como se dão as interações que nós temos com o mundo à nossa volta, e como isso mantém ou cria novos comportamentos.

No campo esportivo isso não é diferente. Nesse contexto, a Psicologia busca estudar, de forma científica, as pessoas e seus comportamentos em ambientes esportivos e de exercício, bem como a aplicação prática desse conhecimento, e fazem isso de duas formas:

A primeira é entender os efeitos de fatores psicológicos sobre o desempenho físico ou motor; E o segundo é entender os efeitos da participação em atividades físicas sobre o bem-estar. Até o momento as colunas tiveram um enfoque sobre fatores psicológicos afetam o desempenho físico ou motor, mas agora iremos também falar sobre o bem-estar que atividades físicas podem proporcionar. Fiquem ligados e até a próxima