Home Corrida Atleta de Guabiruba compete pelas Paralimpíadas Escolares

Atleta de Guabiruba compete pelas Paralimpíadas Escolares

A coordenadora de Esportes e Participação da Prefeitura de Guabiruba, Marcia Watanabe, destaca que o atleta se preparou bem para a competição. "Foram treinos específicos das provas com o professor Alfonso Sanceler Bernardi, trabalho de musculação na Academia GM, e natação na Apae de Guabiruba", comenta.

por Redação
0

Após ser campeão estadual de atletismo das paralimpíadas escolares em três provas, o aluno Welliton Mafra Ramos, da Escola Estadual Carlos Maffezzolli, de Guabiruba viajou no início dessa semana para São Paulo onde compete na etapa nacional da competição.

A coordenadora de Esportes e Participação da Prefeitura de Guabiruba, Marcia Watanabe, destaca que o atleta se preparou bem para a competição. “Foram treinos específicos das provas com o professor Alfonso Sanceler Bernardi, trabalho de musculação na Academia GM, e natação na Apae de Guabiruba”, comenta. 

 As provas de Ramos serão disputadas nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de novembro. Marcia destaca que o atleta vai para a disputa cercado de expectativa, sobretudo pela magnitude do evento. “É um evento muito grande onde se encontram os melhores atletas do país. Esperamos que ele possa representar bem o município, ali se abre uma porta para o futuro desse jovem atleta. Ficamos aqui na torcida”, destaca.

Um pouco sobre as Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares começam nesta quarta-feira (23). Esse é o maior evento paradesportivo para atletas com idade escolar (12 a 17 anos) do mundo. Pela primeira vez, os jogos serão disputados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, construído na capital paulista e considerado um dos maiores legados dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ao todo, são mais de 900 atletas representando 24 estados e o Distrito Federal – apenas Roraima e Piauí não estão na disputa.

De 23 a 25 de novembro, as delegações lutarão por medalhas em oito modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Em cada modalidade, os três melhores atletas de cada gênero e classe ainda se habilitam a receber o Bolsa Atleta nivel escolar.

A primeira edição das Paralimpíadas Escolares no CT, de acordo com Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será um atrativo para os competidores. “O objetivo das Paralimpíadas Escolares é iniciar a pessoa com deficiência no esporte. E esse já era um grande motivo para os jovens competidores participarem. Agora, com as provas no CT, acredito que ficarão ainda mais animados por estarem em um dos mais modernos locais esportivos do mundo”, observa Brandão.

Desde suas primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares têm revelado talentos do paradesporto brasileiro. Os velocistas Alan Fonteles e Petrúcio Ferreira, a saltadora Lorena Spoladore, o nadador brusquense Matheus Rheine e o atleta do goalball Leomon Moreno, todos eles medalhistas em Jogos Paralímpicos e Mundiais, são alguns dos nomes revelados em uma Paralimpíada Escolar.