Home Corrida Atletas de Brusque conseguem bons resultados em competição em São Paulo

Atletas de Brusque conseguem bons resultados em competição em São Paulo

Da equipe brusquense, Associação Pais e Amigos do Atletismo de Brusque (Apaab), competiram quatro atletas: Naiana Baumgratz, Julia Lopes, Poliana dos Santos e Carlos Henrique, o Ique. A brusquense Gabriela Grunow, atualmente competindo por Blumenau, também representou Marília na competição disputada em São Paulo.

por Sidney Silva
0

Atletas de Brusque conseguiram bons resultados em São Paulo representando a cidade de Marília na fase regional do Jogos Abertos do estado paulista. A competição foi disputada na última semana na cidade de Oswaldo Cruz.

Da equipe brusquense, Associação Pais e Amigos do Atletismo de Brusque (Apaab), competiram quatro atletas: Naiana Baumgratz, Julia Lopes, Poliana dos Santos e Carlos Henrique, o Ique. A brusquense Gabriela Grunow, atualmente competindo por Blumenau, também representou Marília na competição disputada em São Paulo.

O melhor desempenho de Brusque foi conquistado por Naiana, vice-campeã nos 1500 e nos 5 mil metros. A atleta ainda foi quarta colocada na prova dos 800 metros. Apesar dos bons resultados, Naiana avalia que poderia ter tido um melhor desempenho, sobretudo na prova dos 5 mil metros, sua especialidade.

A insatisfação se dá sobretudo pelos tempos alcançados na cidade paulista. A atleta fez os 1,5 mil metros em 5min23s, cujo seu melhor tempo é de 4min47s. A prova de 5 mil foi completada em 20mins22s, contra 18min50s já realizado pela atleta. Já nos 800 metros, Naiana fez 2min30s. Seu melhor tempo nesta prova é seis segundos abaixo dessa marca.

“Minha especialidade é os 5 mil metros e fiquei longe do tempo que eu queria. Minha ideia era brigar pelo ouro, mas tive muita dificuldade com o clima”. O tempo muito quente e as condições da pista atrapalharam o desempenho, segundo a atleta. “Estava de fato muito quente. Nunca sofri tanto para correr”, diz.

Ique, que coordenou as atletas em São Paulo, minimiza o fator tempo justamente pelas condições enfrentadas. “Essa não era justamente uma prova para se buscar o menor tempo, mas sim para buscar uma boa classificação e somar pontos. Por isso acredito que o objetivo foi alcançado”, diz ele, que terminou em quarto lugar no revezamento 4×400 metros masculino.

Grata surpresa
A grata surpresa da disputa foi a atleta Poliana dos Santos. Segundo Ique, a atleta foi ao interior paulista sem nem mesmo saber que não estava cotada para disputar as provas. Ao chegar lá, não só disputou em três modalidades como ainda conseguiu uma medalha de bronze. “Ela chegou em São Paulo com a equipe já fechada e tive que usar uma estratégia de convencimento para que o treinador da equipe, Fabiano Gilberto, o Fabinho, desse uma oportunidade para ela correr”, conta. “Na verdade, ele não a conhecia e não acreditava que ela pudesse fazer pontos”, complementa.

Escalada para fazer os 400 metros, Poliana acabou em sexto lugar com o tempo de 1min6s. Depois a atleta ainda competiu nos 200 metros, onde foi a oitava colocada ao fazer a prova em 27s40. Por fim, Poliana foi escalada para fazer o revezamento 4×400, onde conseguiu a sua melhor colocação, um terceiro lugar. “Fiquei feliz porque não era para eu fazer nenhuma prova e fiz três. Além disso, foi a primeira vez que competi nos 400 metros e consegui melhorar meu tempo nos 200. E para fechar com chave de ouro ainda consegui medalha no revezamento. Então, foi muito bom”, comenta ela, que pela primeira vez disputou uma competição fora de Santa Catarina.

Outra brusquense que conseguiu destaque foi Julia Lopes. Apesar de não ter conseguido medalha, a atleta teve boas colocações no lançamento de dardo e heptatlo. Em ambas as modalidades, ela ficou com o quarto lugar. No dardo fez o lançamento em 23m42, 30 centímetros atrás da terceira colocada. No heptatlo, a atleta de Brusque somou 2.863 pontos, 47 a menos que a medalhista de bronze. “Foi uma experiência muito bacana. Consegui algumas marcas que eu queria e vi que preciso melhorar em algumas provas”, destaca Julia, citando por exemplo a prova dos 800 metros disputada no heptatlo.

A atleta Gabriela Grunow, de Brusque, mas que hoje compete por Blumenau, também voltou de Marília com medalhas. A brusquense foi a terceira colocada nos 400 metros e também ficou com a terceira colocação no revezamento 4×400. Além disso, Gabriela disputou os 400 metros com barreiras, prova em que acabou na quarta colocação.

Os atletas de Brusque competem com apoio da RVB Malhas, Academia N&CIA , Supermercado O Barateiro e Loja DM Shirts.

Veja os desempenhos dos atletas de Brusque
Naiana Baumgratz

2º lugar nos 1,5 e nos 5 mil metros
4º lugar na prova dos 800 metros

Poliana dos Santos

3º lugar no revezamento 4×400
6º lugar na prova dos 400 metros
8º lugar na prova dos 200 metros

Julia Lopes

4º lugar no lançamento de dardo e no heptatlo

Gabriela Aline Grunow
3º lugar na prova dos 400 metros e no revezamento 4×400
4º lugar na prova dos 400 metros com barreiras

Carlos Henrique – Ique
4º lugar no revezamento 4×400 metros