Home Esportes Radicais Atletas de Brusque ficam com segundo lugar da Corrida de Aventura em Treviso

Atletas de Brusque ficam com segundo lugar da Corrida de Aventura em Treviso

A colocação foi alcançada pela dupla André Ristow e Fabiano Zimermann da equipe Eco Race. Brusque também foi representada pela dupla formada por André Klabunde e Murilo Kreusch, mas os atletas da equipe Em Busca do Dragão/Puma Aventura não conseguiram terminar a prova, pois acabaram se perdendo durante a navegação. Das 23 equipes que largaram, apenas 7 conseguiram concluir o trajeto.

por Sidney Silva

Os atletas de Brusque que participaram da terceira etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura alcançaram o segundo lugar em Treviso após 13 horas e 15 minutos de prova.

O vice-campeão André Ristow diz que foi uma prova extremamente dura .”Um local de grandes riquezas naturais, fauna, flora, e rios límpidos, relevo acidentado, já eram sinais que a prova prometia muito”, destaca.

Veja o relato do atleta sobre a prova
Fazia exatamente 5 graus no local da largada da prova, pontualmente meia-noite de sábado para domingo. A previsão era que a temperatura caísse ainda mais durante a madrugada, chegando a 2 graus.

Com o mapa na mão e as coordenadas para plotar os PC’s no mapa iniciamos a prova. O mapa era bem “simplificado” continham poucos pontos de referência para poder se localizar no mapa e a dificuldade de encontrar pontos de referências durante a noite tornou tudo muito mais difícil.

A prova foi muito disputada até metade do percurso. Era um troca troca de posições durante o trajeto que ninguém sabia o que poderia acontecer adiante. Estavam todos juntos nos primeiros PC’s para registrar a passagem, logo algumas equipes se dispersavam, tentavam fazer um “ataque” para se dispersar da multidão, mas sem sucesso, pois a navegação estava muito difícil, tornando as equipes a se perderam facilmente, e logo no próximo PC, lá estavam as equipes juntas novamente, era até engraçado haha.

Ainda no escuro, quase amanhecendo a coisa começou a ficar diferente, estávamos em primeiro lugar (ECO RACE), seguidos logo atrás por duas equipes de quartetos e mais uma dupla. Era uma subida muito íngreme que levaria o pessoal ao cume de um morro. Chegamos em um descampado onde era possível avistar o PC no cume do morro. Nesse momento todos aflitos para tentar abrir vantagem, optamos por uma trilha errada, que não nos levava ao cume. As outras equipes não nos seguiram, escolheram o caminho certo.

Tão logo percebemos o erro e retornamos para encontrar a trilha certa, mas isso já havia nos custados em torno de 30 minutos. Chegando no cume para registar a passagem no PC fomos contemplados por um lindo amanhecer, aquela bola de fogo aparecendo entre as montanhas era inexplicável, dava vontade de ficar lá comtemplando. Mas não, seguimos adiante, peguemos a trilha para descer do cume e chegando na base novamente optamos por um caminho incorreto. Nesse momento a frustração começou a pegar, a motivação caiu, e seguimos caminhando sem nenhuma expectativa.

Chegando no próximo PC para pegar a bike deveríamos informar um PC que não havíamos pego (em virtude de escolher a trilha errada), nesse momento o PC informou que éramos a primeira a chegar no PC, porém como não havia pego o PC não poderíamos continuar. A única opção era voltar e buscar o PC, e fizemos isso, coletamos o PC e voltamos pegar a bike e encontramos a dupla Em Busca do Dragão também de Brusque, que acabou se perdendo com a plotagem de um PC. Nos apoiaram, torceram, e levantaram mais ainda nossa autoestima, fizemos um pequeno lanche  e estávamos em segundo lugar, nossa alegria era contagiante.

Pegamos a bike e seguimos para o próximo PC, 30 quilômetros de onde estávamos. Chegando lá verificamos com o PC que uma dupla havia nos passado, estávamos em terceiro, 5 minutos atrás do segundo colocado.
Partimos para um trekking de 5km, nesse momento a exaustão já pesava bastante, mas seguimos firme em busca de melhores posições.

Chegando no próximo PC, era atividade de vertical, uma tirolesa que passava por baixo de uma tirolesa. Nos preparamos e mergulhamos por baixo da água extremamente fria da cachoeira, que serviu para acordar e seguir para reta final da prova. Mas esse era apenas o começo, encontramos mais 3 “piscinões” para mergulharmos, pois era o único jeito de passar pelo local.

Saindo da tirolesa, ainda tínhamos 1 km de Canyoning (caminhada pelo leito do rio), e adivinha, avistamos o segundo colocado logo a nossa frente, aceleramos, conseguimos passar e abrimos boa vantagem sobre eles. Chegando no próximo PC, 11 horas da manhã, pegamos as coordenadas do último PC, plotamos no mapa, e seguimos para reta final, 7 km de trekking com muitas trilhas indistintas em meio à mata.

Enfim chegamos, 13h15 da tarde, “mortos”, exaustos, cansados, mas conseguimos concluir uma prova extremamente dura e técnica onde mais de 20 equipes largaram e apenas 8 conseguirão cruzar a linha de chegada.

A equipe Em Busca do Dragão largou forte, estavam pedalando e navegando muito bem, andando juntos aos primeiros colocados todo tempo. No trekking, a equipe infelizmente acabou plotando um PC errado, se dando conta quando já era tarde demais e acabou levando corte, e seguindo pedalando direto para o local da  chegada.

Com o resultado obtido, a equipe Eco Race de Brusque segue líder do campeonato catarinense, e agora aguarda a próxima etapa a ser realizada no mês de Setembro.