Home Basquete Basquete de Brusque tem novo treinador

Basquete de Brusque tem novo treinador

Bicudo já é conhecido tanto da torcida quanto pela diretoria da AD Brusque. No início dos anos 2000 chegou a jogar pela equipe quando o time levava o nome da Sociedade Bandeirante. Na ocasião, atuou com Olavo Laranjeira Telles de Oliveira da Silva, o Olavo, que agora será seu assistente técnico, além de coordenar todo o trabalho de base

por Sidney Silva
0

A equipe de basquete de Brusque já tem um novo treinador para a temporada de 2016. Trata-se de Alexandre Barros da Rocha, o Bicudo, apresentado oficialmente nesta terça-feira (29) como novo técnico da equipe.

Bicudo já é conhecido tanto da torcida quanto pela diretoria da AD Brusque. No início dos anos 2000 chegou a jogar pela equipe quando o time levava o nome da Sociedade Bandeirante. Na ocasião, atuou com Olavo Laranjeira Telles de Oliveira da Silva, o Olavo, que agora será seu assistente técnico, além de coordenar todo o trabalho de base. 

“É uma pessoa que eu conheço desde criança e somos muito amigos, nascidos na mesma cidade inclusive. Jogamos praticamente 12 nos em somente duas equipes. Num primeiro momento ele não vai estar só apoiando como assistente técnico e coordenando toda a base, mas também vai estar nos ajudando dentro de quadra com todo o seu conhecimento. É um jogador de 41 anos, muito bem fisicamente, e a experiência dele hoje vai ser muito útil para gente”, destaca.

Sobre o novo treinador
Natural de Angra dos Reis (RJ), Bicudo já mora em Brusque desde 1997. O fato de conhecer muito bem a cidade e a tradição do basquete brusquense pesou para sua contratação explica o coordenador da AD Brusque, Zurico Frota. “É uma pessoa que já conhece muito bem o nosso basquete e foi escolhido em consenso por nós e pelo Delmar (superintendente da Fundação Municipal de Esportes), pelo seu currículo vitorioso, ser da casa, e justamente por estar dentro do perfil que precisamos neste momento”, justifica.

Agora no comando da equipe, Bicudo terá como meta promover um trabalho de transição após o fim de um ciclo no basquete brusquense com a saída de jogadores importantes e também do técnico George Salles. O treinador deixou a equipe no fim do ano passado após o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina. “O George é uma pessoa que foi meu técnico e aqui fez um trabalho maravilhoso. Hoje ele tem uma nova função na carreira e eu chego para assumir este desafio e fazer o máximo para que a gente mantenha o mesmo nível”, diz.

A meta de Bicudo será trabalhar, sobretudo para auxiliar a equipe a descobrir novos talentos, além de procurar manter o crescimento do basquete brusquense. Ele destaca que essa renovação é fundamental, mas que é preciso uma mescla para formação de equipes competitivas. “A renovação é muito importante e Brusque tem dificuldade porque todo o atleta que vem de fora tem um custo muito elevado. Por isso necessitamos de atletas aqui de Brusque, até porque existem na cidade muitos que possuem condições de serem jogadores. Acho que agora é o momento de darmos oportunidades a estes atletas pensando no longo prazo, mas faremos isso mesclando para termos um time competitivo”, destaca.

Currículo vitorioso
Aos 45 anos, Bicudo já é um profissional de sucesso tanto dentro quanto fora de quadra. Como jogador, além da equipe do Bandeirante atuou também em times tradicionais como Botafogo e Joinville. Também jogou no Mackenzie, Guaratinguetá, Ipiranga de Blumenau, Liga Andrense de Desportos (RJ), entre outras equipes. 

Iniciou a carreira no basquete em 1982, sendo profissionalizado a partir de 1989. Atuou em grande nível até 2007, quando encerrou a carreira. Também foi por vezes treinador de basquete em algumas temporadas. Primeiramente entre os anos de 1990 a 1996 e posteriormente de 2001 a 2003. Em 2008 se formou em educação física pela Unifebe e desde então trabalha com educação física escolar.

Entre os principais títulos da carreira como jogador, destaque para os dois dos Jogos Abertos Brasileiros que conquistou vestindo a camisa de Brusque, em 2000 e 2001. Também ganhou pela cidade o bicampeonato estadual de basquete (2001 e 2002) e o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2000, competição que voltaria a ganhar em 2003 por Lages. 

Como técnico foi bicampeão feminino adulto dos Jogos Abertos do Interior do Rio de Janeiro, em 1994 e 95, e campeão mirim de basquete feminino de Santa Catarina em 2002. Além das conquistas, tem como destaque sete participações na Liga Nacional de Basquete, três por Brusque e quatro pela Liga Andrense de Desportos. Entre os principais nomes que trabalhou, estão ícones do esporte como  Ari Vidal, ex-técnico da seleção brasileira masculina, e Miguel Ângelo da Luz, da seleção feminina do Brasil.