Home Ciclismo Bicicleta, patinete e skate são opções para aproveitar o dia mundial sem carro

Bicicleta, patinete e skate são opções para aproveitar o dia mundial sem carro

22 de setembro, além de ser o início de uma nova estação, a primavera, é também conhecido como o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa começou na França por volta de 1997, e hoje alcança milhares de países promovendo reflexões sobre o uso abusivo de automóveis

por Redação
0

22 de setembro, além de ser o início de uma nova estação, a primavera, é também conhecido como o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa começou na França por volta de 1997, e hoje alcança milhares de países promovendo reflexões sobre o uso abusivo de automóveis e os diversos danos que ele traz ao meio ambiente e a saúde física.

O Fórum Permanente da Bicicleta de Brusque busca promover ações que tragam segurança e facilidades na mobilidade de pessoas que trafegam com bicicleta, skate ou patinetes nas ruas e avenidas do município, além disso buscam discutir com as autoridades locais, propostas que visam aos adeptos de veículos alternativos.

Tiago Mafra é um dos maiores praticantes e incentivadores dos meios de transporte não convencionais, “a bike, assim como o patinete articulado dentre outros, não são apenas formas de diversão ou de práticas de exercício físico, é também um meio de locomoção até o trabalho e demais compromissos”, afirma.

Mafra completa que, o uso desses veículos alternativos estão em crescimento no município, principalmente entre pessoas mais jovens, que buscam conhecer novas pessoas através dos encontros de bicicleta e skate. “Hoje eu participo de alguns grupos e movimentos que incentivam esses esportes, são empresas como o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Fórum Brusquense de Bicicleta, além do Sábado Radical, que promovem ações esportivas e educativas na cidade”, salienta.

O Sábado Radical tem a colaboração de Sidnei Belz, popular Magau, e promove ações nos educandários de Brusque, não importando a localidade, desde que as escolas possam e queiram receber o projeto durante os sábados.

Nestes encontros são ensinados diversas práticas esportivas como skate, capoeira, patins, patinete, trike, slack line, bike, dentre outros. Os equipamentos usados pelas crianças são emprestados pelos próprios colaboradores do projeto. Além do esporte, a ação promove um dia de interação entre crianças e pais ou familiares, que os acompanham durante as aulas.

Para quem usa os meios de locomoção para trabalhar ou comparecer a determinados compromissos no dia a dia, a segurança nas pistas com a presença de ciclofaixas, faixas e sinalizações adequadas é fundamental. Segundo Mafra, Brusque vem melhorando com o passar do tempo, mas ainda há muito o que ser feito. Nos últimos anos houve um grande avanço, pois o tema vem sendo cada vez mais debatido, muitas ruas contêm as ciclofaixas e ciclovias, mas ainda falta conscientização de muitas pessoas quanto o uso desses meios, bem como o respeito com que já os usa no dia a dia”, finaliza.