Home Outros “Bolsa Atleta e Bolsa Técnico foi uma das principais vitórias do ano em Guabiruba”, avalia Marcia Watanabe

“Bolsa Atleta e Bolsa Técnico foi uma das principais vitórias do ano em Guabiruba”, avalia Marcia Watanabe

Com a gestão baseada em se fazer o possível com os recursos que foram disponibilizados pelo governo municipal, a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Márcia Hoschprung Watanabe, considera que 2018 foi bastante positivo para a pasta que comanda.

por Sidney Silva
0

Sempre chama atenção no município vizinho a Brusque, Guabiruba, a força que o esporte possui. Seja nos Jogos Comunitários, seja nos campeonatos municipais disputados ao longo do ano, uma coisa é certa: a torcida sempre se faz presente, dando mais emoção às disputas desportivas na cidade.

Com a gestão baseada em se fazer o possível com os recursos que foram disponibilizados pelo governo municipal, a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Márcia Hoschprung Watanabe, considera que 2018 foi bastante positivo para a pasta que comanda.

“Mesmo com a crise no Brasil, conseguimos tocar bem esse setor”, ressalta Márcia. Um dos principais destaques, continua, foi a aprovação da lei que instituiu a Bolsa-Atleta e a Bolsa Técnico em Guabiruba. Já em fevereiro, o repasse de recursos estava auxiliando cinco desportistas e três treinadores. “Foi muito importante a gente dar esse suporte para eles”.

Ela também cita como case de sucesso, no ano de 2018, a realização de mais uma edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. Ao todo, foram sete bairros, 38 modalidades e aproximadamente duas mil pessoas envolvidas, o que resultou com a festa da localidade do Imigrante, que sagrou-se campeã do torneio.

Com orgulho, a secretária de Esportes comenta, também, sobre a participação do Karatê guabirubense na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc). “Pela primeira vez participamos na categoria equipe e conquistamos o terceiro lugar, tanto no naipe feminino, quanto no masculino”. E por falar em Karatê, foi com a arte marcial que a cidade vizinha a Brusque conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Junto com a Associação Futebol Educacional de Guabiruba (Afeg) e com a Associação Gaiola Cross Club de Guabiruba, o Projeto Karatê de Guabiruba também é mantido através de convênios firmados com o poder público municipal. “Assim, ajudamos nas despesas do ano para que eles possam ir a mais competições”, frisa Marcia.

Campeonatos municipais
A secretária acredita ter reunido cerca de 4 mil guabirubenses no ano de 2018, em todos os oito campeonatos municipais realizados nos últimos meses. Para ela, mais uma prova de que as competições são um dos carros-chefes da Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba.

“Todos envolveram um grande público, desde crianças até idosos, de fevereiro até o início de dezembro, com a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador. O esporte não para em Guabiruba. Além disso, fomos em alguns torneios fora da cidade, como, por exemplo, o Moleque Bom de Bola, onde fizemos uma excelente participação, com a equipe feminina chegando na fase estadual”, salienta.

Finanças
Sabe aquele dizer em que às vezes um “feijão com arroz” bem feito é melhor que um banquete mal preparado? Para driblar os recursos financeiros, que de maneira comum nos municípios são bem aquém dos necessários para a área do esporte, Márcia defende que é necessário investir no “esporte caseiro”.

“Sentimos um pouco por não podermos revitalizar algumas estruturas esportivas do município, mas na parte de auxílio para as modalidades que dão certo e, também, transporte para os torneios, conseguimos fazer, junto com a iniciativa privada, em alguns campeonatos”, continua.

Foco para 2019

Finalizando o balanço, Márcia prospecta o ano de 2019. O principal foco, segundo ela, será melhorar a infraestrutura dos aparelhos esportivos existentes no município, através de recursos oriundos do estado e do Governo Federal.

“Vamos manter o que está dando certo, ao mesmo tempo em que buscamos reformar o ginásio João Schaefer e, também, as academias ao ar livre, para dar uma maior qualidade de vida aos moradores dos bairros”, finaliza.