Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 08/11/2019 14h29
Atualização: 15h38

Sol, mar, gente bonita e os melhores atletas do kitesurf prometem agitar a Praia Brava, em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, no próximo sábado (9), quando começam os Campeonatos Brasileiro e Sul Americano de Kitesurf. A expectativa é grande para receber cerca de 40 kitesurfistas que devem vir de várias partes do país e também do exterior.

Segundo o organizador do evento e flysurfer, Claudio André, a intenção é divulgar este esporte que a cada ano ganha mais adeptos. “Trouxemos a competição para a cidade no ano passado e o sucesso do evento garantiu que pudéssemos sediar o Centro Sul-americano e trazer um número maior de atletas que são destaques no esporte. Será mais uma grande competição onde todos estão se preparando para as olimpíadas de 2024, em Paris, na França, quando o Kitesurf estreia juntamente com outras modalidades”, conta o atleta.

Uma das novidades desta competição, é a presença de mulheres no kite foil, que a cada ano ganha mais adeptas. Entre as favoritas estão a turca Bilge Ozturk, a colombiana María Lizeth Loaiza Rojas e a brasileira Maria do Socorro Vasconcelos Reis, a “Socorrinho”. Já no masculino, a esperança do Brasil é o maranhense, Bruno Lobo. O atleta é tri-campeão brasileiro de kitefoil, atual campeão sul-americano de fórmula kite e ouro no pan-americano, de Lima, no Peru, além de ter ficado em sétimo lugar no Circuito Mundial de “kitefoil”.

“O kite está tendo uma visibilidade grande nos últimos anos. E o Pan foi um evento muito grandioso, só fica atrás dos Jogos Olímpicos. É um sonho ter o kite nesse patamar. Aqui em Itajaí foi ótimo no ano passado e espero conseguir mais um ótimo resultado esse ano”, conta Bruno.

Quem estiver na Praia Brava, na quinta (7), e sexta-feira (8), poderá ter uma ideia de como serão as competições. A previsão é de muito vento na região e vários atletas já estarão treinando.

Os campeonatos Brasileiro e Sul Americano de Kitesurf tem como patrocinadores o Brava Beach Group, Hotel Oficial - o Mercure Itajaí Navegantes e Unimed litoral. Os apoiadores são Open Car, Restaurante Drummond, Rieg, Plano de vôo, Hike, Ugo, UVVA, Jetsurf, Taj Bar, de Angelina, Mundo Vivo, Açaízal, Santacosta e Anasol. Instituições apoiadoras ANI, Federação Catarinense de Vela, ABK, CBvela, IKA, World sailing, Marinha do Brasil, Famai e Bombeiros.

Competição

Na fórmula kite a disputa é em formato de regata, com os velejadores competindo numa prancha com foil, uma quilha, que faz o atleta praticamente voar sobre a água. Numa disputa com muito vento, o kite chega a atingir 80 quilômetros por hora.

As provas do Campeonato Brasileiro iniciaram no dia 9, às 12h, com duas horas de disputas. Há um intervalo e as provas reiniciam às 16h. No domingo, as provas seguem os mesmos horários e em seguida acontece a premiação dos campeões. Já as competições do Sul Americano começam no dia 12 e seguem até domingo, 17, com a mesma programação nas regatas.

Programação

Além dos atletas e seus equipamentos que são uma atração a parte e devem chamar a atenção daqueles que passarem pela Praia Brava, outras atividades estarão disponíveis para o público que for acompanhar as regatas.

A “Vila do Kite” será um espaço de confraternização entre atletas e público. Uma série de atividades serão montadas numa ampla área do Brava Beach Group, apoiador do evento. No local haverá exposição de apoiadores, área de gastronomia e muito mais. Um balão fará ainda pequenos voos com o público em dias específicos. Para entrar em toda a área da Vila, o ingresso é um alimento não perecível que serão doados para o Asilo Dom Bosco e para a APAE de Itajaí.

Além das atividades na Vila do Kite, a programação ainda inclui atividades educativas e de preservação do meio ambiente. Nos dias 9 e 17 de novembro, às 9h da manhã, tem o “Som da Praia Limpa”. Voluntários farão a limpeza de toda a área da praia onde acontecerão os Campeonatos, tudo regado ao som de um Dj.

A garotada também vai poder saber mais sobre o kitesurf. No dia pela manhã, está prevista uma ação com alunos da Associação Náutica de Itajaí – ANI. Eles vão conhecer o esporte conversando com o próprio campeão Brasileiro, Bruno Lobo. Sob a instrução dos atletas, poderão até mesmo experimentar uma nova aventura: surfar no kite.

Confira a programação:

07 e 08/11 – 12 às 18h – treinos

09/11 – 9h – Som de Praia Limpa

09/11 – 12h às 18h - regatas

10/11 – 12h às 18h - regatas

11/11 – 12h às 18h - regatas e premiação

12/11 – Programação livre

13/11 - 12h ás 18h - regatas

14/11 – 12h às 18h - regatas

15/11 – 12 às 18h - regatas

16/11 – 12 às 18h – regatas

17/11 – 9h – Som da Praia Limpa

17/11 – 12 às 18h - regatas e premiação

*Todos os dias atividades externas com atletas e apoiadores.



Redação

E-mail para contato contato1912120902204553@1912120902203724esportesc.com.