Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 31/01/2016 12h58

Em ano de Olimpíadas no Brasil, a Associação Brusquense de Ciclismo (Brucicle) começa suas atividades buscando profissionalizar ainda mais o ciclismo de Brusque. Para este ano de 2016, a associação vem com um novo planejamento das atividades, visando melhorar e fortalecer a qualidade do ciclismo de Brusque.

O presidente da Brucicle, Eduardo Gohr, destaca que a entidade tem um histórico ligado ao ciclismo da cidade, por isso, esse ano é um ano de amadurecimento das atividades. A meta é continuar crescendo para que novos talentos continuem surgindo.

Para isso, resgatar a realização do Campeonato Escolar será uma das principais ações da Brucicle para este ano de 2016, segundo o presidente, aliado ao fortalecimento dos trabalhos com a escolinha de iniciação ao ciclismo, que realiza os seus treinamentos no Kartódromo Municipal.

Gorh destaca a importância dessas ações. “Temos a certeza de que estas ações resultarão no descobrimento de novos talentos para o ciclismo brusquense. A renovação é necessária para a continuidade da história da nossa modalidade. Chegamos em um patamar que precisamos nos renovar para continuar crescendo, e com isso, ter Brusque sempre no alto do pódio”, diz.

Uma outra novidade para este ano de 2016 será uma campanha de sócios à qual a diretoria da Brucicle estará promovendo, em que simpatizantes e torcedores poderão se vincular à associação, com algumas vantagens que serão oferecidas.

Outro aspecto, serão os passeios ciclísticos, que fazem parte do planejamento para a temporada, oportunizando a todas as famílias brusquenses o prazer de andar de bicicleta.

Além disso, há o desafio de promover pelo 9º ano consecutivo a já tradicional Volta de Brusque, que nos últimos anos obteve status internacional, com a presença de uruguaios e argentinos.

História
A Brucicle desempenha um papel de destaque no desenvolvimento do ciclismo brusquense, sua atuação está ligada tanto à iniciação esportiva, quanto à competição de rendimento.

O município de Brusque construiu uma história de conquistas no ciclismo, com diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais. Alguns ciclistas formados na cidade são referência no Brasil e no exterior, como por exemplo: Márcio May, Soelito Gohr, Murilo Fischer e, o mais recente, André Gohr.

Com um passado de glórias na modalidade, nos anos de 1984 a 1991, a Companhia Industrial Schlosser assumiu a responsabilidade de viabilizar toda a estruturada da equipe municipal. Durante esse período, inúmeras conquistas aconteceram e o nome do ciclismo de Brusque ficou reconhecido em todo o território nacional.

O primeiro troféu de campeão nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) veio para Brusque em 1988, e, provavelmente, esse título foi responsável pelo surgimento de uma nova geração de jovens atletas que se tornaram referência nacional. Dois anos depois, em 1990, houve a conquista do segundo título dos Jasc para Brusque.

Após alguns anos sem novas revelações, surgiu o grande nome do ciclismo brusquense: Murilo Fischer. O ciclista, depois de um desempenho fantástico e crescimento meteórico, se mudou para a Europa, onde defendeu por 13 temporadas equipes da primeira divisão do ciclismo profissional europeu. Ele é o único brasileiro a disputar e concluir as 3 principais competições do calendário mundial: Vuelta a Espanha, Giro de Itália e Tour de France.

O terceiro título dos Jasc veio em 2010, ano que a competição foi realizada no município de Brusque. Com uma equipe formada por atletas mais experientes, o título de campeão voltou à cidade após 20 anos de jejum.

Com esse histórico do ciclismo na cidade, a diretoria da Brucicle idealizou e promoveu, em 2008, o primeiro campeonato escolar da modalidade, visando resgatar os trabalhos com as categorias de base.

A partir desse campeonato foram revelados os nomes da contemporaneidade do ciclismo brusquense, entre eles: Felipe dos Passos, Jean Carlos Baron, Áquila Roux e André Eduardo Gohr, que tiveram um desempenho histórico no campeonato brasileiro do ano de 2013, na categoria júnior.

Em 2014, com uma equipe mesclando juventude e experiência, tendo todos os 5 ciclistas naturais de Brusque, a cidade conquista o quarto título dos Jasc.



Redação

E-mail para contato contato2004060549561621@2004060549561079esportesc.com.