Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 12/09/2020 23h43

Quando a bola rolar a partir das 16h deste domingo (13), Brusque e Chapecoense começam a decidir, em campo, o Campeonato Catarinense de 2020. Mas, antes de o árbitro Rodrigo D’Alonso Ferreira apitar o início da partida, torcedores quadricolores e alviverdes se apegam nos números e estatísticas para ganharem confiança para comemorar o sonhado título.

EsporteSC levantou alguns fatores que podem favorecer Brusque ou Chape neste cenário. O primeiro deles favorece a equipe alviverde. Com vantagem de dois gols no placar, o Verdão do Oeste só perde o título se acontecer algo inédito neste jogo. A equipe perder por dois gols de diferença. Pelo Catarinense, a equipe foi derrotada apenas duas vezes como visitante: 1 a 0 para o Marcílio Dias, ainda na primeira fase, e 1 a 0 para o Criciúma, já nas semifinais. Já o Brusque, das três vitórias que conquistou em casa no Estadual (houveram ainda três empates), nenhuma ocorreu por diferença de mais de um gol. Na primeira fase, a equipe venceu o Joinville por 5 a 4 e o Juventus, 1 a 0. Já nas quartas de finais o time voltou a superar o JEC, desta vez por 2 a 1.

Outro fator que pesa a favor da Chape, além da vantagem, é de que nos últimos 10 jogos do clube a equipe levou dois gols apenas em um. O fato ocorreu na derrota para o Cuiabá, na sexta rodada da Série B. Na ocasião, no entanto, o time perdeu por 2 a 1, resultado que favorece o Verdão essa tarde. Outro fator é que, além dessa partida, a Chape não sofreu gol em nenhum dos outros seis jogos que fez na Série B. Somado ao duelo de ida com o Brusque, são apenas 2 gols tomados em 8 jogos disputados.

No Catarinense, o Verdão do Oeste tem apenas 8 gols tomados, com a melhor defesa da competição. Por outro lado, o Brusque tem o melhor ataque, com 19. O time do Augusto Bauer também tem outro motivo para confiar na vitória. Desde que assumiu o time, há um ano, o técnico Jersinho não sabe o que é perder no estádio. Foram 17 jogos no período, com 14 vitórias e apenas 3 empates.



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2009290450343919@2009290450343091esportesc.com.