Home Basquete Brusque fica com o vice-campeonato da Supercopa Brasil de Basquete

Brusque fica com o vice-campeonato da Supercopa Brasil de Basquete

Ao fim do placar, a partida apontou 68 a 50 para a equipe de Macapá, que fez a festa na Arena Brusque. Os vice-campeões também tiveram o reconhecimento e carinho da torcida, que ficou até o fim para prestigiar a entrega do troféu de segundo lugar à equipe da casa. O terceiro lugar ficou com o Botafogo, que no jogo preliminar bateu o América (SP) por 85 a 71.

por Sidney Silva
0

O título inédito da Supercopa Brasil de Basquete escapou das mãos da AD Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha. Em uma tarde de sábado em que nada deu certo para a equipe brusquense, o time da casa sucumbiu diante da sensação Santos do Amapá e ficou com o vice-campeonato inédito da Supercopa Brasil de Basquete Adulto. 

GALERIA
> Veja as principais imagens da decisão da Supercopa Brasil

Ao fim do placar, a partida apontou 68 a 50 para a equipe de Macapá, que fez a festa na Arena Brusque. Os vice-campeões também tiveram o reconhecimento e carinho da torcida, que ficou até o fim para prestigiar a entrega do troféu de segundo lugar à equipe da casa. O terceiro lugar ficou com o Botafogo, que no jogo preliminar bateu o América (SP) por 85 a 71.

Após o jogo, o técnico Alexandre Barros, o Bicudo, ressaltou o feito da equipe, que conquistou a vaga na Liga Ouro, considerada a segunda divisão do basquete nacional. “Eu, sinceramente, estou muito feliz e orgulhoso por tudo que a gente fez. Por termos colocado Brusque hoje nesta decisão e ter trazido toda essa torcida para voltar a prestigiar o nossos basquete”, diz Bicudo.

O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer, também ressaltou a significativa presença de público na Arena Brusque, a maior dos últimos anos no basquete. “Com certeza demos mais um grande passo para o resgate do nosso basquete. Por pouco deixamos escapar esse título para Santa Catarina. Mas ficamos felizes pela grande competição que fizemos e ver um ginásio maravilhoso como esse dessa forma”, diz.

O jogo
A equipe da AD Brusque começou o jogo de forma arrasadora e deu a entender que dificilmente perderia a disputa da grande finalíssima. O time brusquense logo de cara fez 8 a 0 e levou a torcida ao delírio na Arena Brusque. Mas o Santos do Macapá, aos poucos, foi entrando no jogo. O time do Norte foi valente e mesmo depois de ficar dez pontos atrás do placar (19 a 9), ainda no primeiro período, foi buscar o resultado a partir do segundo.

A marcação em zona era o grande diferencial da equipe nortista, que forçou os erros e aproveitou a falta de reposição de atletas do clube brusquense. O time buscou forças e chegou ao empate em 32 a 32 ao fim do segundo período.

A expectativa era de que o puxão de orelha do técnico Bicudo fizesse com que o time voltasse mais ligado para o terceiro período. Vontade não faltou, mas os erros foram tantos que o Santos logo começou a construir uma boa vantagem. O time já virou o penúltimo período com a conquista encaminhada: 56 a 42.

No último quarto, a equipe visitante sobrou. Fazendo bem as diagonais, e abusando dos contragolpes, o Santos matou a partida. A vantagem seguiu superior ao 10 pontos e quase chegou a 20 ao fim do confronto, encerrado em 68 a 50 a favor do time do Macapá.

Supercopa Brasil de Basquete

1ª rodada – 14 de junho
Grupo A

Botafogo (RJ) 69 x 47 Círculo Militar (PR)
Brusque (SC) 61 x 66 Facisa (PB)

Grupo B
Santos (AP) 79 x 66 Ponta Grossa (PR)
América (SP) 70 x 42 Clube Vizinhança (DF)

2ª rodada – 15 de junho
Grupo A
Facisa (PB) 44×55 Botafogo (RJ)
Círculo Militar (PR) 50×55 Brusque (SC)

Grupo B
Ponta Grossa (PR) 52×43 Clube Vizinhança (DF)
Santos (AP) 58×68 América (SP)

3ª rodada – 16 de junho
Grupo A
Círculo Militar (PR) 43×61 Facisa (PB)
Brusque (SC) 61×54 Botafogo (RJ)

Grupo B
Clube Vizinhança (DF) 40×57 Santos (AP)
América (SP) 82×61 Ponta Grossa (PR)

Dia 17 de junho
Disputa de 5º ao 8º lugares

14h – Círculo Militar (4º A) 53×56 Ponta Grossa (3º B)
16h – Clube Vizinhança (4º B) 63×77 Facisa (3º A) 

Fase Semifinal
18h – Botafogo (1º A) 57×66 Santos-AP (2º B)
20h – América (1º B) 61×73 Brusque (2º A)

Rodada Final – Dia 18 de junho
Disputa de 7º e 8º lugares
10h30 – Clube Vizinhança (DF) 35×53 Círculo Militar (PR)

Disputa de 5º e 6º lugares
13h30 – Ponta Grossa (PR) 64×73 Facisa (PB)

Disputa da medalha de bronze
15h30 – Botafogo (RJ) 85×71 América (SP)

Disputa da medalha de ouro
17h30 – Santos (AP) 68×50 Brusque (SC)

Classificação Final
1º Santos (AP)
2º AD Brusque
3º Botafogo
4º América (SP)
5º Facisa (PB)
6º Ponta Grossa (PR)
7º Círculo Militar (PR)
8º Clube Vizinhança