Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 02/02/2020 18h46
Atualização: 08/02/2020 08h44

Quatro jogos, três vitórias e uma derrota. Com aproveitamento de 75% o Brusque FC assumiu a liderança do Campeonato Catarinense ao derrotar a Chapecoense neste domingo em plena Arena Condá. Com gol de Thiago Alagoano, aos 35 minutos da primeira etapa, a equipe superou o adversário por 1 a 0 e finalizou a sequência de duas partidas fora de casa com duas vitórias. Na quinta, o time já havia vencido o Avaí por 1 a 0. Desde 2010 o time não vencia a Chape na Arena Condá.

Com a vitória no Oeste, o Bruscão chegou a 9 pontos, dois acima do vice-líder Avaí que venceu o Figueirense por 2 a 0 no clássico, disputado no estádio Orlando Scarpelli e encerrado aos 38 da etapa final após a torcida do Figueirense invadir o gramado e causar tumulto na tentativa de agredir jogadores do Avaí.

Também com 7 pontos, o Juventus de Jaraguá do Sul aparece na terceira colocação e ainda pode assumir a liderança até o fim da rodada. O time fecha a quarta rodada em duelo contra o Atlético Tubarão, às 20h desta segunda-feira (2) no Sul do estado. O Peixe será o próximo adversário do Brusque, em jogo que será disputado sábado (8), no estádio Augusto Bauer. Para essa partida, a equipe não poderá contar com Everton Alemão, expulso no triunfo por 1 a 0 diante da Chape.

O jogo
Com Ruan no lugar de Edilson, o Brusque saiu do 4-2-3-1 e entrou fortalecido no meio campo, com três volantes, no 4-3-2-1, liberando Thiago Alagoano e Marco Antonio nas pontas. Apostando no contragolpe, o técnico Jerson Testoni armou uma equipe compacta, que marcava bem e arriscava de fora da área, tentando aproveitar as condições do gramado molhado da Arena Condá.

Foi numa dessas escapadas que Edu mandou uma pancada no travessão aos 15 minutos de partida. A Chape respondeu aos 22, em cobrança de falta de Alan Ruschel, que teve bola desfiada e parou na trave direita de Zé Carlos. O jogo era bom, com os dois times buscando o ataque.

As coisas ficaram mais fáceis para o Brusque aos 32 minutos, quando Anselmo Ramon sofreu falta de Éverton Alemão e agrediu o atleta do Brusque deixando o cotovelo na sequência do lance. O jogador da Chape foi expulso, enquanto o brusquense acabou amarelado.

Cinco minutos depois, com espaço, o Brusque chegou ao gol após passe magistral de Edu. Com Marco Antonio na direita e Thiago Alagoano na esquerda, o jogador aproveitou a defesa aberta para meter uma bola entre os dois zagueiros alviverdes. Em velocidade, Thiago Alagoano invadiu a área e colocou o Brusque em vantagem na primeira etapa: 1 a 0.

Etapa final
No segundo tempo, como era esperado, a Chape, mesmo com um a menos, fez uma grande blitz sobre o Bruscão. Com  dificuldades na saída de bola e errando passes, o Brusque não aproveitava a superioridade numérica e foi deixando o adversário empilhar chances de empate.

Logo aos 3 minutos, Vini Locatelli desviou de biquinho e por pouco não surpreendeu Zé Carlos. Aos 12, em contragolpe, Éverton Alemão fez falta dura, recebeu o segundo amarelo, e também foi para o chuveiro mais cedo, deixando os dois times com 10 jogadores. Gustavo Henrique, que havia entrado no lugar de João Carlos, que saiu lesionado na primeira etapa, foi o sacrificado para a entrada de Cleyton.

Logo na sequência da expulsão, Yan cabeceou rente à trave. Aos 15, Vini Locatelli acertou a trave de cabeça. O empate da Chape parecia questão de tempo. Mas aos 17, enfim, o Brusque voltou a assustar, em finalização de Thiago Alagoano que passou perto da meta defendida por João Ricardo.

A partir dos 20 minutos, a Chapecoense diminui um pouco o ritmo e o jogo ficou mais franco, com os dois times criando oportunidades. Thiago Alagoano, aos 30, por pouco não matou a partida em carrinho na pequena área, mas a equipe segurou bem o placar e garantiu mais três pontos fora de casa.

Jogos da 4ª rodada
Criciúma 1x1 Marcílio Dias
Figueirense 0x2 Avaí
Chapecoense 0x1 Brusque
Joinville 2x1 Concórdia

Segunda-feira (3)
20h - Tubarão x Juventus

Próxima rodada
Sábado (8)
16h Juventus x Joinville
19h - Brusque x Tubarão

Domingo (9)
16h - Avaí x Criciúma
16h - Concórdia x Figueirense
17h - Marcílio Dias x Chapecoense

Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/BFC



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2012041540369607@2012041540368779esportesc.com.