Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 11/03/2016 20h27
Atualização: 12/03/2016 15h38

A oportunidade de se tornar um jogador de futebol atraiu cerca de 500 crianças à Sociedade Santos Dumont de quarta a sexta-feira. Atletas de 10 a 17 anos compareceram de todos os cantos do estado em busca de se aproximarem do sonho de seguir carreira no esporte.

No estádio 1º de maio, os jovens jogadores tiveram a oportunidade de contar com observadores de prestígio fora de campo. Entre eles, além de representantes do Roma, da Itália, e do Atlético-MG, estava Borba Filho, que em 2005 chegou a comandar interinamente o Atlético-PR na campanha inédita que levou o clube paranaense ao vice-campeonato da Copa Libertadores da América.

GALERIA
> Veja imagens da peneira realizada no Santos Dumont

Figura lendária do estado vizinho, foi por diversas vezes o observador técnico de vários clubes do Paraná e do Brasil, com passagem especial em diversos momentos pelo Atlético-PR. Também é muito conhecido por sua atuação em equipes na América do Sul. “É a manutenção do vício, porque a minha profissão como homem do futebol e treinador sempre passou pela avaliação, tanto de jogadores jovens como estes, que ainda buscam seu caminho, tanto de outros já formados”, disse. “As minhas conquistas hoje são as descobertas de jogadores”, destaca.

O experiente treinador e observador de futebol comenta que alguns bons valores puderam ser observados na peneira do clube brusquense, sobretudo na quarta-feira (9), primeiro dia de testes. “Já descobrimos bons valores. Espero que logo as pessoas possam ver o reflexo disso que estamos fazendo aqui e nas próximas oportunidades venham ainda mais atletas”, diz.

"Qualidade muito boa", diz empresário
O empresário Matheus Veloso Maria, um dos responsáveis pela empresa FTM Sports, promotora do evento junto com a JD Sports, diz que o grupo ficou muito satisfeito com a qualidade dos atletas que compareceram à peneira de Brusque. “A quantidade de atletas em Brusque não foi tão grande, porém a qualidade muito boa. Tem bastante atletas que se sobressaíram, que a gente e o pessoal de fora gostou. Agora faremos reuniões com os clubes para definir quem podemos encaminhar para alguns times que a gente tem acesso”, afirma.

Segundo ele, que é um dos gestores do Sport Club São José, equipe de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, alguns atletas também podem ingressar no clube para posteriormente ganharem outros destinos. “Temos uma parceria com algumas equipes que estão aqui representadas como o Atlético-MG, e o Roma, da Itália. Também existem outras equipes como Lille (França) e Genoa (Itália). No Brasil ainda temos acesso ao Cruzeiro, Fluminense, Coritiba, Paraná Clube e Botafogo. São vários clubes que trabalhamos”, diz.

Além de Brusque, segundo ele, a FTM Sports já fez peneiras em locais como São Bento (SC), Foz do Iguaçu (PR), Vitória (ES), Recife (PE), Curitiba (PR), entre outros.

Reflexo a longo prazo
Assim como os observadores, Andreone Reis, coordenador das escolinhas de base do Santos Dumont, acredita que o público poderia ser maior, mas que o mais importante foi o fato de muitos atletas com qualidade terem comparecido. Ele acredita, inclusive, que alguns da própria escolinha brusquense conseguiram se destacar. 

“Com certeza teremos atletas chamados. Só ficamos um pouco tristes por que, apesar de ter dado um número considerado bom, isso se deve muito aos atletas que vieram de fora. Esperávamos mais da nossa região, das escolinhas vizinhas. Acho que faltou um pouco de incentivo destas escolinhas para que mais atletas participassem”, criticou.

O coordenador comemorou o fato de o clube estreitar o relacionamento com os observadores e a empresa responsável pelo evento. Segundo ele, isso permitirá que haja um acompanhamento dos atletas da equipe, que seguirão sendo observados. “O clube abraçou a ideia. Com certeza colheremos os resultados no futuro. A gente buscou todo o recurso e fornecemos a estrutura para que isso acontecesse da forma mais organizada. O fato de sermos escolhidos para realizar essa peneira nos deixou honrados, até mesmo pelas pessoas que vieram como o Borba Filho, que só víamos pela TV, e o pessoal da Roma e do Atlético-MG”, destaca.



Sidney Silva

E-mail para contato redacao1911182225412486@1911182225411657esportesc.com.