Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 14/07/2020 12h49
Atualização: 12h56

Em reunião virtual na noite desta segunda-feira (13), dirigentes de clubes, em consenso com representantes da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) optaram pelo cancelamento da edição de 2020 do Campeonato Brasileiro. A competição, que conta com a presença de quatro equipes de Santa Catarina, estava prevista para começar ainda em março, e sua realização vinha sendo discutida após a pandemia do novo coronavírus, que afetou os estados de todas as equipes participantes.

Entre 14 times, Santa Catarina seria representada pelo Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, Apab/Blumenau, Joinville e Blackstar Joinville. Todas essas equipes terão a vaga assegurada para o Campeonato Brasileiro de 2021, que deve começar em fevereiro e ter a presença de times tradicionais, como Corinthians e Botafogo.

Conforme o presidente do Brusque Basquete, José Eurico Frota, o Zurico, o crescimento do número de casos em diversas localidades foi fundamental para o cancelamento da edição deste ano. “Também seguimos o protocolo da Fiba (International Basketball Federation). Há muitos lugares em casos críticos e não podíamos expor os atletas, com viagem, deslocamento, até porque o basquete é um esporte de muito contato. O principal pensamento neste momento é preservar a saúde de todos”, diz.

Zurico comenta que os atletas seguirão fazendo os trabalhos em casa, com treinos específicos na academia. Neste próximo dia 15, a Federação Catarinense de Basketball (FCB) fará uma reunião virtual com os clubes e ligas filiadas para discutir sobre a realização do Campeonato Catarinense. A ideia inicial é de que a disputa possa ocorrer a partir da segunda metade de agosto.



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2010291105437555@2010291105436727esportesc.com.