Conteúdo
Colunista: Ana Flávia Kühn
Publicação: 08/04/2020 07h28

Ana Flávia Kühn - Coluna Nutrição Funcional e Exercício

Será que o carboidrato é mesmo o vilão? Quando se fala em melhora da performance, ou seja, melhora das capacidades físicas, sem dúvida o carboidrato é o nutriente mais importante. Durante o exercício, o carboidrato participa da produção de ATP (energia) através das nossas reservas de glicogênio muscular. 

Uma das maiores sociedades de medicina do esporte, o Colégio Americano de Medicina do Esporte, coloca os carboidratos na base da dieta de qualquer atleta ou praticante de atividade física.Com a popularização das dietas Low Carb , o que vejo na prática é uma baixa ingestão de carboidratos, acompanhada com uma baixa ingestão de energia, prejudicando a performance e diminuindo a adaptação ao treinamento. 

Olhando a tabela, temos a recomendação mínima de 3-5 g de carboidrato por kg de peso de para atividades de baixa intensidade. Você não sabe o que isso representa na sua dieta, mas posso dizer que provavelmente não é o que você está ingerindo. Possivelmente por isso você não consiga levantar mais peso, ou correr mais rápido, ou ter uma boa recuperação durante as sessões de treinamento. É claro que existem necessidades diferentes para cada modalidade. Na nutrição gostamos de chamar esse consumo de carboidratos de escala do merecimento. Consulte um nutricionista esportivo para avaliar a sua real necessidade. E o mais importante, TREINE INTENSO E MEREÇA SEUS CARBOIDRATOS! 



Ana Flávia Kühn - Coluna Nutrição Funcional e Exercício

E-mail para contato Nutri_anaflavia2012011842351084@2012011842351001hotmail.com.