Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 22/11/2019 16h30

Está definido o formato do Campeonato Catarinense da Série A 2020. A diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na tarde de quarta-feira (20), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, presidentes e representantes dos dez clubes participantes na reunião do Conselho Técnico que alterou a forma de disputa e o regulamento da competição. O Catarinense Série A 2020 terá bola rolando no dia 22 de janeiro e conhecerá seu campeão no dia 26 de abril.

O presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, abriu a reunião agradecendo a presença dos filiados. Em seguida o diretor do Departamento de Competições Principais, Fábio Marcel Nogueira, parabenizou o Brusque Futebol Clube pela conquista do título do Campeonato Brasileiro da Série D de 2019.

Inscrições

O primeiro tema abordado foi relacionado ao número de inscrições. Cada clube poderá inscrever até trinta(30) atletas. Além dos trinta atletas, cada clube poderá inscrever ainda quantos atletas optar desde que oriundos das categorias de base.

Forma de disputa

Em seguida os membros do conselho técnico discutiram e votaram a forma de disputa do Catarinense Série A 2020. Com duas formas propostas, uma apresentada pela Federação Catarinense de Futebol e outra pela SC Clubes a decisão foi através de voto qualitativo, por 47 votos contra 8, em maioria absoluta, a forma proposta da SC Clubes foi aprovada pelo conselho técnico. Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Brusque, Joinville, Tubarão e Juventus votaram na forma da SC Clubes, enquanto Marcílio Dias e Concórdia optaram pelo formato proposto pela FCF.

Conforme a forma aprovada, o Catarinense Série A 2020 será disputado em quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.

A partir da 2ª fase das equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas até a definição do campeão! Nas fases de confronto eliminatório os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.

Rebaixamento

Com a nova forma de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.

No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.

Manual de Infraestrutura

Instituído em 2017 na gestão do presidente Rubens Angelotti, o Manual de Infraestrutura prevê uma série de melhorias gradativas na infraestrutura dos estádios dos clubes catarinenses. Os três clubes que ascenderão ao Campeonato Catarinense da Série A de 2021 deverão obrigatoriamente cumprir as diretrizes do manual, caso contrário sofrerão as sanções previstas no regulamento e não terão o acesso consumado.

Número de clubes

Com o novo formato será alterado também número de clubes participantes na Série A do Campeonato Catarinense. A partir de 2021 a competição contará com doze equipes na disputa, sendo que três clubes ascenderão do Catarinense Série B de 2020. A partir do Campeonato Catarinense de 2022 o acesso e descenso passa a ser novamente de duas equipes entre as Séries A e B.

Recopa Catarinense 2020

Ainda na reunião do conselho técnico do Catarinense Série A 2020 foi definida a data de realização da Recopa Catarinense, competição que reúne o campeão catarinense enfrentando o campeão da Copa Santa Catarina em jogo único. A Recopa Catarinense abre oficialmente o calendário de competições do futebol de Santa Catarina e acontecerá no dia 18 de janeiro, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva entre Avaí e Brusque ou Marcílio Dias, finalistas da Copa SC 2019.

Tabela

Após a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições Principais da Federação Catarinense de Futebol confeccionará a tabela da competição, que será publicada até a próxima 6ª feira(22).



Redação

E-mail para contato contato2005301830284016@2005301830283187esportesc.com.