Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 24/09/2018 10h07

Por Wilson Schmidt Junior/Especial

Colégio São José e Basquete Jaraguá sagraram-se os grandes vencedores do Campeonato Estadual Sub-13 de Basquete nos naipes masculino e feminino, respectivamente. O quadrangular final, que reuniu oito equipes e foi disputado em Itajaí, teve seu último dia de jogos neste ensolarado domingo (23), ocasião em que foram conhecidos os times vitoriosos e, também, os melhores atletas da competição realizada pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) com apoio da Trimania.


“Eu vejo que esse projeto caminha para um sucesso cada vez maior”, pontua o presidente da FCB, Oscar José Archer, que acompanhou as disputas no ginásio esportivo do Colégio São José, palco das partidas de bom nível técnico. “Estar aqui, hoje, faz a gente pensar lá atrás, quando tínhamos apenas uma ideia de subsidiar isso tudo. Plantamos essa semente, que é o Basquete do Amanhã, e hoje já está consolidado. Vemos jovens de 13 anos jogando com desenvoltura. Verdadeiros talentos do basquetebol”, comemora.

Além de levantar o troféu de primeiro no naipe masculino, o Colégio São José viu, ainda, o atleta Murilo Soares se tornar o cestinha de todo o campeonato, após marcar 387 pontos. Mateus Franzoi, que também joga na agremiação itajaiense, foi o destaque da competição. Para o técnico Ivan Bernardo, isso é resultado de um trabalho intenso realizado junto de todos os seus atletas. “Nossa região é muito forte no basquete e os nossos meninos treinaram muito, treinaram pesado. Cada um se dedicou dentro das possibilidades e o resultado veio”, frisa. Pelo naipe feminino, Paula Carvalho, do SATC (Criciúma), recebeu o troféu de cestinha do estadual com 374 pontos. Já Gabriela de Azevedo, do Basquete Jaraguá, foi considerada o destaque do torneio.

Com olhar atento aos jogos que transcorriam, o presidente da FCB ressaltou a presença e o apoio dos pais durante as disputas. Citou, ainda, a parceria com a Trimania, que vem possibilitando uma atuação mais significativa da entidade em todas as regiões do estado de Santa Catarina. Um grande exemplo é a disponibilização de alimentação, arbitragem e fisioterapia para os atletas durante todas as partidas, além de, claro, a premiação para os vencedores. Durante entrevista, Archer frisou que vê com bons olhos o futuro do basketball em terras catarinenses.

“Posso afirmar que é grande o número de atletas que são levados para jogar em outros locais. A gente sente que estamos num processo de crescimento continuado. O que está se buscando, agora, é aumentar ainda mais a qualidade de tudo que oferecemos”, comentou o dirigente.

O próximo campeonato organizado pela Federação Catarinense de Basketball é o Estadual Sub 12. As disputas começam em outubro e ocorrerão no município de Brusque.



Estadual de Basquete Sub-13
Quadrangular final

Sexta-feira (21)

AABJ/Unisociesc/Sesporte/TRIMANIA/Red Horse 32 x 26 Criciúma Basquete Clube (masc.)
Colégio São José 63 x 40 APAB/Blumenau (masc.)
ASBB/FMD/São Bento do Sul 29 x 44 Basquete Jaraguá/Secel (fem.)
ABAVI/FME/ Balneário Camboriú 33 x 64 SATC/FME (fem.)


Sábado (22)

APAB/Blumenau 41 x 37 AABJ/Unisociesc/Sesporte/TRIMANIA/Red Horse (masc.)
Criciúma Basquete Clube 28 x 65 Colégio São José (masc.)
SATC/FME 38 x 22 ASBB/FMD/São Bento do Sul (fem.)
Basquete Jaraguá/Secel 35 x 18 ABAVI/FME/ Balneário Camboriú (fem.)


Domingo (23)

Criciúma Basquete Clube 26 x 42 APAB/Blumenau (masc.)
Colégio São José 75 x 32 AABJ/Unisociesc/Sesporte/TRIMANIA/Red Horse (masc.)
ABAVI/FME/ Balneário Camboriú 30 x 58 ASBB/FMD/São Bento do Sul (fem.)
SATC/FME 35 x 46 Basquete Jaraguá/Secel (fem.)


Classificação final
Masculino

1º lugar: Colégio São José
2º lugar: APAB Blumenau
3º lugar: AABJ/Unisociesc/Sesporte/TRIMANIA/Red Horse

Feminino
1° lugar: Basquete Jaraguá
2° lugar: SATC/FME
3° lugar: ASBB/FMD/São Bento do Sul

Equipes participantes
Masculino: 28 equipes (144 jogos)
Feminino: 18 equipes (84 jogos)
Total: 46 equipes (228 jogos)



Redação

E-mail para contato contato2008031143379465@2008031143378636esportesc.com.