Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 07/10/2019 12h56

O entrevistado desta semana é o ex-presidente do Clube Esportivo Beneficente São Pedro e atual vice-presidente do CTG Brusque, Adriano Boos. Nascido em Brusque aos 26 de maio de 1979; filho de Olivia Boos e do saudoso Helio Boos; casado com Cleide Luzia Foster Boos; filho: Adriano Boos Júnior. Torce para o Brusque Futebol Clube e para Sociedade Esportiva Palmeiras. Administrador de Empresas, proprietário da Boos & Foster (empresa de consultoria empresarial), sócio da CAD Brasil (empresa de transporte de cargas) e sócio da BF Brasil (empresa do ramo têxtil e comércio de vestuário da marca "Foster Vip").



O que sonhava ser quando era criança?

Quando somos crianças sonhamos e queremos ser muitas coisas, jogador de diversos esportes, piloto de carro ou avião, astronauta, bombeiro, médico, entre outros. mas o que mais admirava era figura dos administradores de grandes empresas.


Como foi sua infância e a juventude?

Minha infância e juventude foi bem tranquila, nunca fui uma pessoa de grandes "baladas".


Como conheceu a Cleide?
Foi durante o período que trabalhei na empresa Colcci Ind. e Com. Vestuário Ltda. Trabalhamos juntos. Namoramos 14 anos e casamos em 2009.


Como surgiu Guabiruba em sua trajetória?

Lugar mais tranquilo.


Histórico escolar?

Cursei o Infantil – Sesi (Curso: Educação Infantil);; 1ª à 8ª série – Colégio Estadual Francisco Araújo Brusque (Curso: Colegial);; 2º Grau – Colégio Cenecista Honório Miranda (Curso: Administração);; Superior – Centro Universitário de Brusque – Unifebe (Cursos: Administração de Empresas e Sistema de Informação); MBA – Fundação Getúlio Vargas – FGV (Curso: Gerência Industrial);


Praticou algum esporte?

Sim, no colégio jogava futebol de salão e handebol, representando a cidade de  Brusque (CME) joguei apenas futebol de salão, atualmente apenas futebol de campo no Clube São Pedro.  Não lembro exatamente o ano em joguei mas deve ser entre 1993-1995,  jogava futebol de salão na posição de pivô. Agora apenas jogo sem compromisso junto aos veteranos no Clube São Pedro.


Como surgiu a presidência do Clube Esportivo Beneficente São Pedro?

Minha história com o Clube São Pedro teve início com um convite do Sr. Jacó Elias Pühler, sabendo que no ano de 2009 estaria de mudança para minha nova residência no bairro São Pedro na Guabiruba o mesmo fez o convite para que jogasse junto ao mais tradicional horário do Clube São Pedro (3ª feirinhos), na época o atual presidente era o Sr. Marciano Dietrich (popular "Tampa"). No final do ano de 2010 o Clube Esportivo São Pedro fui procurado inicialmente pelo Sr. Edemar Missfeldt para fazer parte da Diretoria do Clube para a Gestão 2011/2012. Inicialmente, não aceitei mais por influência de vários amigos, acabei aceitando o convite e fomos eleitos com a Chapa do Sr. Eno Mihsfeldt como presidente e assumi o cargo de 1º secretário, na Gestão 2011/2012 passamos por diversas dificuldades para colocar toda a documentação do Clube em ordem novamente.

No final do ano de 2012 fomos reeleitos para mais um período para Gestão 2013/2014 onde praticamente não houve alterações significativas nos cargos da diretoria (continuei como 1º secretário) neste período conseguimos dar início no processo de busca dos recursos necessário para concluir a parte superior do clube (Salão de Eventos) através de eventos promovidos pela diretoria. No final do ano de 2014 não houve inscrição de nenhuma chapa para concorrer as eleições para Gestão 2015/2016, então o Clube corria o risco de ter seu patrimônio transferido para algum orgão público. Diante desta situação foi montado uma chapa para dar continuidade nas atividades do clube onde fui escolhido como presidente.


Quem mais integrou a diretoria do Clube Esportivo São Pedro?

A diretoria com gestão 2015/2016 são: Adriano Boos (Presidente), Eno Mihsfeldt (vice-presidente/afastou-se em julho/2015), Rafael Lofhagen (Vice-presidente/assumiu em agosto/2015), Marcio Habitzreuter (1º Tesoureiro), Jair Habitzreuter (2º Tesoureiro), Leandro Wehrmann (1º Secretário), Milton Jose Angioletti  (2º Secretário), Edemar Missfeldt (Diretor Esportivo), Ilton Krieger (Diretor Social), Paulo Vitor Habitzreuter (Conselho Fiscal), Leandro Suavi (Conselho Fiscal), Luis Antonio Dietrich (Conselho Fiscal), Alcendino de Lima Nogueira (Conselho Fiscal), Marciel Angioletti (Conselho Fiscal), Carlos Cesar Goulart.


Qual a razão social do Clube?

Nossa razão social é "CLUBE ESPORTIVO SÃO PEDRO", entretanto, devido alteração no estatuto o clube passou a ser chamado de "CLUBE ESPORTIVO BENEFICENTE SÃO PEDRO".


Quando foi fundado e por quem? Primeiro Presidente e Vice? Como se chama o Estádio?

O Clube Esportivo São Pedro, hoje, Clube  Esportivo Beneficente São Pedro foi fundado em 29/06/1949.  O primeiro Presidente foi Renoldo Horner e o primeiro Vice Luiz Carminatti. O estádio é denominado Luiz Carminatti.


De que atividades participa o Clube Esportivo Beneficente São Pedro?

Atualmente o Clube conta o apoio de aproximadamente 80 sócios cadastrados que na sua maioria joga futebol no campo da sociedade, além do futebol as principais atividades são direcionadas para integração com a comunidade, sendo realizado a prática de esportes e eventos relacionados ao bem-estar (Programa Saúde da Família e Clube do Café das Senhoras São Pedro).


Muita colaboração com sua administração, na frente do C.E.B. São Pedro?

No ano de 2010 o Clube estava a ponto de fechar suas portas por não haver nenhum interesse dos sócios em montar uma diretoria, nesta época o presidente Sr. Marciano Dietrich estava trabalhando sozinho para manter em movimento, então para o Clube não encerrar suas atividades em dezembro/2010 o Sr. Eno Mishfeldt encabeçou uma chapa para gestão 2011/2012 e se reelegeu para a gestão 2013/2014.

Desde quando comecei a fazer parte da diretoria do Clube (gestão 2011/2012) encontramos muita dificuldade em relação ao quadro societário, não havia união entre os sócios, faltava senso de coletividade e, na minha visão ,existia muita influência no sentido político. Procuramos montar uma diretoria que principalmente estaria voltada para revitalizar o Clube Esportivo Beneficente São Pedro deixando de lado à política e tendo como principal patrimônio os sócios e a relação com a comunidade. Neste primeiro período realizamos uma trabalho para que as atividades não fossem encerradas, a situação financeira estava estável (sem dívida), entretanto, toda a documentação para funcionamento estava vencida ou desatualizada junto aos órgãos competentes.

Realizamos o recadastramento dos sócios no dia 11/12/2011 e compareceram apenas 56 sócios para regularizarem sua situação com o Clube. Orientamos os sócios que divulgassem aos seus conhecidos as mudanças que estavam ocorrendo no Clube para buscar um aumento no número de sócios ativos e consequentemente a arrecadação. Neste período conseguimos fazer diversas promoções buscando fomentar as atividades sociais e a estrutura do Clube, foi possível a concretagem do piso da parte superior através de uma parceria com a prefeitura de Guabiruba/SC.

Na gestão 2013/2014 com a reeleição do Sr. Eno Mishfeldt, basicamente não houve mudança na diretoria e conseguimos fazendo várias melhorias no Clube tais como: pintura, reconstrução de cercas, material esportivo, vidros piso superior, pagamento do projeto estrutural do Clube que se encontrava em aberto, entre outras. Contamos nesta gestão com o apoio da Prefeitura de Guabiruba com um pouco dos materiais, das contribuições de pessoas físicas e principalmente do caixa do Clube para a construção das paredes no piso superior da sede.

Agora na gestão 2015/2016, como atual presidente, estamos trabalhando muito para a conclusão da construção do segundo piso da sede, entretanto, devido a crise que o país está passando enfrentamos muita dificuldades em receber as mensalidades dos sócios, as empresas não estão conseguindo manter o patrocínio para atividades sociais do Clube e não recebemos nenhum recurso por parte dos governos Municipal, Estadual e Federal. Estamos mantendo a estrutura do Clube através da mensalidade dos sócios e principalmente das promoções que se fazem necessário para pagar o custo fixo da entidade.


Até que data presidiu o C. E. B. São Pedro ?

Presidi até janeiro de 2017,depois assumi como tesoureiro até janeiro de 2019


E atualmente?

Em junho de 2019 assumi como Vice-presidente do Centro de Tradições Gaúchas do Laço do Bom Vaqueiro CTG Brusque/SC


Fale do CTG Brusque e de suas atribuições? Um resumo de suas atividades profissionais até hoje?

Minha carreira profissional teve início aos 13 anos onde trabalhava meio período como office-boy, no escritório de despachante Baumgartner do Sr. Valdir Baumgartner, depois passei a trabalhar por sete anos na empresa Colcci Indústria e Comércio de Vestuário LTDA na época localizada na rua Otto Renaux, em Brusque, onde passei por vários setores (Almoxarifado/Produção/Engenharia de Produtos e Planejamento e Programação e Controle da Produção-PPCP), solicitei minha rescisão e fui em busca de novos desafios como gerente de produção na empresa Wicetex Indústria e Comércio de Malhas LTDA, na cidade de Guabiruba, após 2 anos e 5 meses recebo um convite para retornar a trabalhar na Colcci e fico na empresa por três anos passando pela transição da venda da empresa para o Grupo AMC Têxtil na localizada no bairro Souza Cruz. Entretanto, paralelamente, já iniciando as atividades como consultor independente(2003) em horário alternativo, solicito novamente rescisão de contrato para passar por diversas empresas do ramo têxtil de nossa região e tendo cada vez mais reconhecimento dos trabalhos realizados. No ano de 2010 realizo um dos meus sonhos, ter a minha própria empresa de consultoria que chama-se BOOS E FOSTER SERVIÇOS  ADMINISTRATIVOS LTDA, trabalhando exclusivamente no desenvolvimento das empresas em busca de uma maior eficácia de seus processos e gestão.

No ano de 2012, junto com a minha esposa, iniciamos os trabalhos no ramo do comércio varejista de roupas com a abertura da loja "FOSTER VIP", localizada na Rua Brusque, 774, no centro da Guabiruba. Oferecemos produtos destinados exclusivamente ao público feminino, com artigos de vestuário (multimarcas), acessórios e cosméticos. No ano de 2014 nasce mais uma empresa para administrar, a CAD BRASIL LTDA, uma empresa voltada para o ramo do transporte rodoviário.


Fale da sua empresa de transporte

O projeto da empresa CAD Brasil LTDA surgiu após várias conversas com meus cunhados (Cassiano Foster e Devandro Foster) e no ano final do ano de 2013 começamos a colocar em prática, realizamos a aquisição do caminhão e da carreta em janeiro de 2014 e com uma rota pré-estabelecida entre o estado de Santa Catarina/Mato Grosso do Sul/Santa Catarina. Com o tempo surgiram várias outras rotas e hoje estamos atendendo vários estados do país. Nossa principal rota está atendendo os estados de Santa Catarina/Goiás/Mato Grosso/Santa Catarina.


Qual a meta como presidente do C E B São Pedro, caso houvesse recursos financeiros suficientes?

Meu objetivo como presidente do Clube São Pedro é dar oportunidade para uma relação com os movimentos sociais no bairro, literalmente uma maior integração com a população. No aspecto estrutural tenho como meta a conclusão do piso superior da sede do clube.


Comente de sua participação no CTG Brusque/SC e suas atribuições no Clube?

Assumimos o cargo recentemente e o principal objetivo é a reconstrução da sede.


Quem preside a entidade?

A entidade é presidida por Roberto Pedro Prudêncio Neto.


Quais os melhores livros que já leu?

A Mágia de Pensar Grande (David J. Schwartz); O Monge e o Executivo (James C. Hunter);  Administração da Produção (Fernando P.Laugeni; Petronio G. Martins)


O que está lendo atualmente?

Atualmente estou lendo apenas livros técnicos para aperfeiçoamento profissional.


Grandes nomes?

Empresários: Mundo: Wall Disney (Disney); Brasil: Antônio Ermírio de Moraes (Grupo Votorantim-Diversos) e na região: Luciano Hang (Havan - Lojas de Departamentos)

EducadoresBrasil: Victor Meireles (Professor/Pintor) - Atual: Marcelo Peruzzo Professor/Empreendedor) e na região:  Günther Lother Pertschy (Professor/Reitor Unifebe)

Esporte: Mundo: Edson Arantes do Nascimento "Pelé" (Futebol); Brasil: Ayrton Senna (Automobilismo) e na região: Matheus Rheine (Natação)

Inovação: Mundo: Steve Jobs(Computador Pessoal) e Bill Gates(Softwares); Brasil: Roberto Landell de Moura(Radiotransmissão)


Costuma ler jornais?

Frequentemente leio, entretanto, tenho acompanhado mais as fontes digitais para busca de informação devido a facilidade.



Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini11912121036288249@1912121036287420gmail.com.