Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 20/03/2020 10h57

O entrevistado desta quinzena é o atleta do Brusque F.C., Airton Santos de Oliveira; natural de Santa Rosa de Lima (SE); nascido em 8 de fevereiro de 1989. Torce para ¨Como diz a Minha família": Eu torço para Airton Futebol Clube" (risos).

Em quais equipes atuou?
Fui formado no Porto (PE), tendo passagens por Náutico, America-RN, ABC, Boa Esporte (MG), Sampaio Corrêa (MA), Paysandu (PA), Botafogo (PB), Sergipe, entre outros. 

Qual posição?
Lateral Esquerdo de origem 

Como surgiu o Brusque F.C. em sua trajetória?
O Brusque surgiu através de indicações do meu antigo empresário, que estava precisando de um lateral. Daí houve sondagens, pesquisas sobre meu rendimento em campo, extracampo e, o Brusque entrou em contato e fez a proposta, me agradou e eu aqui estou. 

Títulos conquistados?
Sobre títulos, eu ganhei aqui no Brusque, no Sergipe, mas, eu considero título mesmo, todos os acessos que tive em minha carreira - no total foram 4 brasileiros e um estadual. 

Quais foram os acessos?
O meu primeiro acesso foi pelo Náutico (PE), da Série B para a Série A em 2011; o segundo acesso foi com o Sampaio Corrêa (MA), da Série C para a B em 2013; o terceiro acesso com o Paysandu, da Série C para a B em 2014; e o quarto acesso pelo Brusque em 2019 da D pra C. E no estadual foi pelo Novo Horizonte (GO), da segunda para a primeira divisão. 

Grande Treinador?
Um treinador que me ensinou muito na minha vida foi o Waldemar Lemos; me ensinou muito na minha trajetória. 

Grandes Atletas?
Um grande atleta com quem atuei foi o Marcelinho Paraíba. Por sua história no futebol e o grande ser humano. Outro atleta foi o Augusto Recife, me ensinou bastante. 

Grandes árbitros?
Já atuei sob grandes árbitros, mas uma que me chamou a atenção por sua personalidade foi a árbitra da final da Série D.

A paranaense Edina Alves, da Federação Paulista?  
Sim. A CBF sorteou, pela primeira vez na história, uma árbitra para apitar uma decisão de Campeonato Brasileiro; é árbitra desde 2007.

Uma vitória inesquecível?
Uma vitória que nunca esqueço...  atuei em vários jogos importantes na minha carreira, mas a final da Série D , foi, talvez, o que me marcou mais até hoje. 

O Brusque F.C. está preparado para enfrentar os grandes clubes Catarinenses e os adversários da Série C ?
O Brusque F.C. está provando com trabalho, dia após dia, que pode sim enfrentar grandes equipes de Santa Catarina e da Série C, o segredo está no trabalho. 



Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12004020805254868@2004020805254039gmail.com.