Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 10/01/2020 17h26

O entrevistado desta semana é o Presidente do Brusque F.C., Danilo José Rezini, nascido em Brusque em 19/04/1954; cônjuge: Sílvia H. Silva Rezini; três filhos: Daniela, André e Priscilla. Torce para Vasco, Corinthians, hoje pelo Brusque F.C. Torcia pelo Paysandu, tendo sido Diretor de Futebol do mais querido da Pedro Werner, (antes da fusão); foi Presidente do Legislativo Brusquense e Vice-Presidente da Federação Catarinense de Futebol. 


I – Um pouco do antes

Politicamente?

Fui vereador em três legislaturas, a saber: 01/01/93 a 31/12/96, quando obtive 801 votos, e de 01/01/97 a 31/12/00, também com 801 votos e, de 01/01/01 a 31/12/04, com 1083 votos.

E o comando do Legislativo?

Uma satisfação, que por duas vezes tive o privilégio de comandar o Poder Legislativo, fazendo com transparência, lealdade e companheirismo, dando a todos os vereadores condições de desenvolver os seus trabalhos legislativos.

E a participação esportiva?

Sempre estive envolvido com o esporte, principalmente o futebol, sendo esta uma oportunidade de conhecer toda a estrutura do futebol catarinense.

Como atleta?

Quando garoto comecei jogando no Grêmio - não o de Porto Alegre, mas o Grêmio dos Frates do Seminário Sagrado Coração de Jesus – depois, atuei no Guarani – Bugre da General Osório – e, finalmente, uma passagem pelo Clube Esportivo Paysandu, como ponta direita nos juvenis.

E passagem pela Federação Catarinense?

Fui Vice-Presidente da Federação Catarinense de Futebol, tendo o prazer de presidir por 21 dias, quando o Presidente Delfim viajou para Trinidad e Tobago com a Seleção Sub-17.

Lembranças positivas do futebol e da política?

O time de coração é o Paysandu, aonde vivi meus melhores momentos, tendo sido Diretor Esportivo, quando o Presidente era o Sr Dorval Vieira. Acredito que tanto no futebol, como na política, você tem a possibilidade de fazer novos amigos, conhecer novas pessoas, sendo o futebol a paixão nacional e, a política, a grande discussão nacional.

Fatos marcantes?

Considero que um fato marcante na política foi fazer o número de votos em duas eleições, ou seja, 801 votos na eleição de 1992 e em 1996. Poderia ir para o Guiness Books. No futebol, foi no ano de 1992, quando o Brusque F.C sagrou-se Campeão Estadual.

Grandes atletas do seu tempo, no futebol amador?

Foram: Pelé (Vasquinho da Rua Nova Trento), Nica Ristow (do Santa Luzia), Nego Bork e os irmãos Pires (no Guarani da General Osório).

Um grande dirigente, um treinador que merece ser lembrado – no amador?

Foram, como dirigentes: o saudoso João Macedo e Paulico Coelho, e treinadores: Darci Barcaça e Afonso Schmidt.

Grandes atletas do Carlos Renaux que viu atuar?

Pereirinha, Lico e Bob

E do Paysandu?

Kussi, Chiquinho Appel e o saudoso Edson Cardoso.

Grandes dirigentes do Carlos Renaux e Paysandu?

No Carlos Renaux: Lelo Bauer, Irmãos Loos e Arno Gracher e, no Paysandu: Gerhard Nelson Appel, Darcy Pruner e Arthur – Polaco – Jacowicz.

Grandes treinadores do Renaux e do verde e branco?

No Carlos Renaux: Décio Esteves, Áureo Manliverle e Dirceu Mendes e, no Paysandu: Pimentel, Hélio Rosa e Décio Leal.

Um jogo memorável que assistiu no campo?

Foi o clássico Renaux e Paysandu. O Paysandu estava ganhando, e o juiz só acabou o jogo quando o Carlos Renaux empatou. Outro, o Brusque com o Avaí em 1992, quando o Brusque sagrou-se campeão.

II – Quanto ao momento

Agora na história dos vencedores do Brusque F.C., juntamente com o saudoso Amilcar Wehmuth, popular Chico Wehmuth, presidente de 92, o motiva a buscar mais resultados positivos?

Na verdade, nós tivemos o primeiro grande feito do Brusque F.C, foi realmente o Campeonato Catarinense em 1992, sob a presidência do Chico Wehmuth e, com participação, também, do Ciro Roza, que esteve junto. Enfim, mas o presidente foi o Chico, foi o grande campeão.

Realmente, na história do Brusque F.C, até ai foi o grande feito do Brusque F.C., evidentemente que nós, estando há dois anos na frente do Brusque F.C, sempre procurando fazer o melhor. Graças à Deus, neste ano de 2019 nós buscamos esse título brasileiro da Série D, algo inédito e histórico, então é realmente é um ponto extremamente positivo que marca o Brusque F.C, não só no futebol catarinense, mas também no brasileiro

É claro que a cada ano que passa pretendermos buscar melhorar toda nossa condição de competitividade e sempre buscamos vitórias, conquistas enfim. Brusque tem uma importância muito grande, hoje, no conceito do futebol catarinense, é olhado como uma equipe competitiva e uma equipe com todas as possibilidades de buscar resultados, apesar de uma estrutura muito limitada, tanto financeira, como estrutural de campo.

Mas, de qualquer maneira, estamos sempre tentando fazer melhor, juntamente com uma diretoria, colegas meus, que não medem esforços para estarem envolvidos com o Brusque F.C., e também dos nossos queridos patrocinadores, e nosso grande patrimônio que é a torcida.

Como foi a emoção, na noite de 9 de dezembro, juntamente com o Zé Carlos, na premiação da CBF?

O Brusque F.C. foi agraciado juntamente com o Flamengo da Série A, Bragantino da Série B, Náutico da Série C e o Brusque, da Série D, os 4 campeões brasileiros. Tivemos a oportunidade de estar no Rio de Janeiro, no encerramento oficial do futebol brasileiro, um evento efetuado pelo CBF, onde é entregue o troféus aos campeões, seleção dos campeonatos, o craque, o artilheiro ,o goleiro menos vazado, enfim um evento de alto nível que premia os melhores durante o ano de 2019.

Estivemos lá representando o Brusque, eu, como presidente, juntamente com o capitão da equipe, o goleiro Zé Carlos. Tivemos essa honraria, na verdade éramos meros representantes de toda uma cidade, de toda uma região, de todo o estado, naquele momento era o futebol catarinense que estava sendo homenageado pelo feito importante conquistado pelo Brusque F.C, então, nos deixou muito envaidecidos, o Brusque uma equipe, digamos assim, ainda pequena, com uma estrutura limitada, com todas as dificuldades, mas com trabalho, dedicação, nós conseguimos buscar esse título que nos concedeu o privilégio de estarmos lá, no dia 09 de dezembro, uma segunda à noite, no enceramento do futebol brasileiro. Certamente ficamos muito envaidecidos e representamos Brusque e região com muita emoção. 

O novo ranking da CBF traz o Brusque F.C. na 66 posição. Há 3 anos o Brusque F.C era o de número 190 no país, o que mostra a evolução da equipe que em 2019 chegou ao inédito título nacional. Vamos melhorar ainda?

É verdade. Nos últimos anos o Brusque vem num crescimento, digamos assim, à olho nú, o Brusque antigamente, não menosprezando os que passaram, absolutamente, mas faz parte da história, os jogadores que passavam pelo Brusque certamente não colocavam o Brusque no seus currículos, tendo em vista uma equipe inexpressiva, cheia de dificuldades, sem visibilidade a nível de estado, muito menos de Brasil.

Hoje, o Brusque ocupa o 66 lugar no ranking da CBF, veja como é importante, queira ou não, o ranking é formado estatisticamente, se considerar que há mais de duas mil equipes no Brasil, mostra uma evolução muito forte e não temos dúvidas que hoje o Brusque é visto em nível de Santa Catarina e de Brasil como uma equipe organizada, competitiva, de resultados e que demonstra que a seriedade e transparência do clube hoje transborda. Todos os outros clubes, todos os movimentos de futebol, estamos muito bem colocados, estatisticamente falando, no ranking da CBF, proporcionando uma visibilidade muito maior.

Hoje o Brusque é uma marca consolidada, tanto é verdade que já temos empresas que nos procuram para patrocinar, uma marca que antigamente não existia, é uma prova de credibilidade, uma marca que demonstra ação, competitividade, profissionalismo, resultados, tudo isso nos colocando numa situação privilegiada, além de que o Brusque, tendo sido campeão da Série D, foi convidado, o seu presidente, evidentemente representando o Clube, para estar entre os 9 clubes que fazem parte da Comissão Nacional do Futebol brasileiro, uma comissão estatutária da CBF, onde tudo começa a discussão, a melhoria do futebol, enfim, começa nessa comissão, e o Brusque está entre as 9 equipes do Brasil, que fazem parte da comissão, então você vê a importância, a relevância que o Brusque tem no cenário não só catarinense, mas brasileiro.

Na verdade, se você avaliar ano de 2019, a única equipe em ascensão, indiscutivelmente, é o Brusque FD. Nada contra nossos queridos companheiros ..nosso clubes co-irmãos, mas, infelizmente, digo isso até com certa tristeza, os clubes grandes de Santa Catarina nenhum obteve sucesso ou cresceu em 2019, somente o Brusque, então, estamos realmente num momento extremamente importante e que marca definitivamente a consolidação do Brusque como equipe de futebol.

Foi oportuna a homenagem recebida na Câmara de Vereadores?

Tivemos há pouco mais de 10 dias a possibilidade de sermos homenageados, o clube, juntamente com o presidente, uma honraria, que foi a comenda do mérito esportivo, pelo feito, pelo trabalho realizado pelo presidente, fiquei muito feliz, juntamente com o Jersinho, nosso treinador, que também já no início de carreira, já buscou o título da Copa Santa Catarina, extremamente importante, o qual também valoriza ele como profissional.

Ficamos muitos felizes sim... é o reconhecimento pela Câmara de Vereadores pelo trabalho, na Luta árdua, difícil até por falta de estrutura como já falei. 

Isso nos dá um combustível a mais para que continuamos na luta pelo Brusque F.C. e também demostra que estamos no caminho certo.

Essa comenda só temos que agradecer ao Tuta que foi o autor da proposição e aos 15 vereadores que nos apoiaram e concederam essa comenda, essa honraria demonstrando que estamos no caminho certo.

Como falei, dá mais força para que continuamos e que estamos no caminho certo, estamos com uma perspectiva de um ano bem melhor.

Temos que agradecer não só a Câmara de Vereadores, mas a toda comunidade de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João e Nova Trento. Essa região que nos apoia. 

Temos que estar gratos aos nossos patrocinadores, estes sim são fundamentais no nosso projeto: Havan – por intermédio do Luciano - patrocínio máximo – a Havan é ela que investe mais fortemente no Brusque F.C, possibilitando fazer o que estamos fazendo.

A Embrast- produtos Bompack, o Archer Supermercados, Mac Ju Malharia de Guabiruba, HJ Tinturaria, Sicoob – agência de Fomento, Cooperativa de Crédito, Bóca Mafra Automóveis, Unimed, são estes os patrocinadores que acreditam e dão as condições para que possamos continuar lutando em busca de dias melhores para o Brusque F.C. 




Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12004070035194011@2004070035193182gmail.com.