Conteúdo
Repórter: Luiz Gianesini
Publicação: 31/07/2020 06h10
Atualização: 17h27

O entrevistado desta semana é Edson Garcia, superintendente da Fundação Municipal de Esportes, nascido em Nova Trento, aos 15 de novembro de 1985. Torce para o C.R. Flamengo

Formação escolar - um histórico

Ensino Fundamental e Médio na Escola Francisco de Araújo Brusque; ensino superior UNIFEBE (Educação Física ); pós-graduação na Faculdade Estácio de Sá (Musculação e Condicionamento Físico )

Um resumo de sua trajetória nos esportes
No 1º semestre da Faculdade em 2006, recebi um convite de um colega de sala (Paulinho Portugal) para trabalhar como preparador físico num Projeto de Formação de Atletas de um grupo de Italianos (Guabiruba Calcio), na cidade de Guabiruba.

Lá, iniciei minha trajetória no esporte, fiquei nesse projeto de 2006 a 2008, que inclusive desse projeto saiu o Jorginho, jogador da seleção italiana, e atualmente no Chelsea da Inglaterra.

Em 2008, no segundo semestre, saí do Projeto Guabiruba Calcio e fui para a base do Brusque FC, a convite do Prof. Osnildo Kistner. Tendo como destaque naquele ano a disputa do Titulo Catarinense Sub-20, perdendo a final para o Avaí.

Na base fiquei até 2010, quando fui promovido ao time profissional como auxiliar da preparação física, no time profissional fiquei 2010 e 2011, e no ano de 2012 fui mais uma vez promovido, agora para ser o Preparador Físico principal do time profissional do Brusque FC.

Em 2014 trabalhei na equipe de Futsal Feminino do Barateiro, também como preparador físico, tendo como destaque o título da Liga Nacional. Em 2016 trabalhei na equipe de Vôlei Feminino Adulto (Abel), disputando a Superliga B, terminando na terceira colocação. E em 2019 retornei à base do Brusque FC.

Como surgiu a FME em sua carreira?
Em 2013 fiz o processo seletivo e fui chamado para realizar um trabalho com a Terceira Idade de vôlei Adaptado. No período da manhã fazia esse trabalho com a Terceira Idade e no período da tarde auxiliava dentro da FME nas atividades, e assim fiquei até o final de 2016

Esperava ser designado superintendente?
Não esperava nesse momento, porém, sempre envolvido com esporte esse era um objetivo profissional. 

Como superintendente como poderia ser planejada as ações, considerando a flexibilização diante da pandemia?
As ações que foram planejadas irão depender muito de até quando vai essa pandemia, pois o tempo de cada competição é fundamental para a execução.

Como é formada a equipe da fundação?
A equipe da FME é formada por 14 colaboradores, sendo três Assessores Técnicos, três Assessores Operacionais, um Técnico Desportivo, uma Recepcionista, dois Assessores de Serviços Gerais e quatro Vigias.

Qual sua formação na área esportiva?
Formado em Educação Física, Pós-Graduado em Musculação e Condicionamento Físico.

Curso de futebol: Formação Técnica Tática nas Categorias em Formação. (Curso ministrado pela Comissão Técnica da equipe SUB-20 do Clube Athlético Paranaense - PR)

Curso de Scout e Análise de Desempenho, Quest Portugal

Estágio no time profissional do Brusque FC em 2007, com o Preparador Físico Clauter de Barros Lima, observando e acompanhando toda a Pré-Temporada.

Estágio no time profissional do Santos FC em 2010 e 2011.

Em 2010 fiquei três semanas observando os treinamentos do professor Dorival Jr. e 2011 foram duas semanas de observação dos treinamentos realizados pelo professor Muricy Ramalho, período em que o Neymar apareceu no cenário nacional.

Atuaste no futebol?
A maior parte da minha carreira profissional foi trabalhando com futebol, trabalhei também com Futsal Feminino e Vôlei Feminino sempre como Preparador Físico.

E como atleta?
Atuei no futebol

Em que clubes atuou?
Na base do Brusque F.C.

Posição?
Lateral-direito

Algum título?
Lembro bem de ter sido campeão dos Jogos Escolares, jogando futsal, envergando a jaqueta da Escola Araújo Busque



Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12011292102481051@2011292102489687gmail.com.