Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 27/03/2020 12h37

O entrevistado desta semana é Francisco Simas, popular Chico Simas, filho de Miguel e Maria Rosinski Simas, nascido em Canelinha, em 23 de setembro de 1946; cônjuge Ruth Moreira Simas, com a qual casou em 05/12/70; filhos: Alessandro e Francielle e, uma netinha: Kamile. Torce pelo Brusque, CACR, e C.R. Flamengo.

Clubes em que atuou?
Atuei pelo Botafoguinho do seu João (SAMDU), Fluminense, Ferroviário, Nacional, Carlos Renaux, Caxias (Joinville) e no Paysandu.

Profissionalmente em que equipes jogou?
Profissionalmente, em 66, no Caxias; e em 71, no Paysandu; e em 72 no C.A. Carlos Renaux.

 Grandes atletas?
Entre outros, destacaria: os saudosos Pereirinha, Edson Cardoso, Egon Petrusky e mais Ayone, Kussi, Mica Mattiolli e Reni Fuchs.

Gol inesquecível?
Foi um gol que marquei atuando pela Casa Avenida, no futebol suíço, contra a HM, com a redondinha chegou dei uma chicotada que o José Reinete nem esboçou reação.

Vitória memorável?
Foi nos idos de 1968, atuando pelo Caxias, contra o Comerciário de Criciúma, quando vencemos por 2 a 1, destaque-se que fomos com 10 jogadores, buscamos o Norberto Hoppe adoentado em casa, para completar os  e acabamos com tentos anotados pelo Hoppe, vencendo por 2 a 1.

Derrota que ficou atravessada?
Foi também atuando pelo Caxias, nos idos de 68, e também contra o Comerciário, quando fomos derrotados por 2 a 1, com o gol anotado pelo Norberto Hoppe. Com essa derrota ficamos com a Taça de Vice-Campeões da Primeira Divisão da FCF.

Grandes dirigentes?
Entre outros, destacaria: os saudosos Urbano Kistenmacher, Ademar V. Knihs, Nelson Gerhard Appel e dos atuais Walter W. Aichinger, popular Bilo, Heinz Ludin e Arnoldo Zimmermann.

Grandes Técnicos?
Citaria Lúcio Flexis da Rosa e o saudoso Mário Vinotti.

Árbitros?
Alvir Rensi e Dalmo Bozzano.

Grandes figuras humanas?
Antônio – Néco – Heil, Chico Heil, Ademir Pereira e o Padre João da Cruz Stupp, Rubens Moritz e a esposa Ione e minha família.

Finalizando, gostaria de deixar alguma manifestação?
Sim, gostaria de sugerir que você editasse um livro com suas entrevistas, nos moldes do livro “Gente Nossa – Histórias que quem fez e faz a cidade”, do jornalista Salvador Neto.



Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12006041342138960@2006041342138132gmail.com.