Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 06/11/2020 16h17

Por Luiz Gianesine

O entrevistado desta Semana é Marciano Leoni, atualmente Secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Botuverá – nascido em Ourinhos/Botuverá  aos 18 de junho de 1974;  filho de Leomar e Zulma Leoni; vascaíno

Como foi sua trajetória nos esportes?

Sempre pratiquei esportes, contudo 90% foi no futebol.

Equipes em que atuou?

Atuei por várias equipes: Ourinho, União, Águas Negras, Gabiroba, Figueiras e no futsal nos Leonis (time de irmãos).

Posição?

Sempre atuei no ataque... como centroavante

Vitória Memorável?

Foi a vitória, nos idos de 2004, contra o Ourífico. Na partida de ida perdemos por 3 a 1 e no retorno, em Águas Negras, vencemos por 4 a 1.

Gol inesquecível?

Foi nessa partida mencionada, quando anotei três gols, sendo que o último foi de maior importância porque consolidou a vitória e o título. O gol surgiu numa bola lançada pelo Marciano Vitorino, entrei na área, driblei dois adversários, e na saída do goleiro balancei as redes.

Derrota que ficou atravessada?

Foi a partida realizada nos idos de 2007, se não me falha a memória, uma final contra o Grêmio realizado no estádio do Gabiróba,  que mesmo favoritos, perdemos.

Títulos?

Só não fui campeão no Ourinhos. 

Grandes atletas?

Almir, cabeça de área do Águas Negras, Nildo, meio campista do União;  Aumari, meio campista do Flamenguinho, Valtinho e Landinho, atacantes, respectivamente, do Grêmio e do Bandoleiro.

Grandes Goleiros?

Júnior Merízio do Águas Negras e Moacir Maestri do Flamenguinho.

E o Tóvo (Cristóvão Maestri) ?

Também foi bom goleiro.

Por que o esporte Amador decaiu tanto?

Devido à internet, tudo que acontece hoje em dia ...o pessoal ... antigamente só jogava bola, agora tem internet... tem tudo... a gurizada só quer ficar em casa... no computador... no celular  e o futebol fica para escanteio né?

Para finalizar?
Só sei que isso vai me fazer muita falta quando não poder mais correr atrás de uma bola.

Como Secretário de Esportes, Cultura e Turismo?
Tudo dentro da normalidade, com acertos e erros. Há 3 anos no cargo e tendo a contribuição no planejamento e nas atividades do Jefferson Mariani (Diretor).












Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12012041439293824@2012041439292995gmail.com.