Conteúdo
Colunista: Luiz Gianesini
Publicação: 06/03/2020 22h22

O entrevistado desta semana é o ex- goleiro José Nauro Santos da Silva, conhecido como Nauro; nascido em São Francisco de Paula (RS), aos 16 de dezembro de 1944. Torce pelo Internacional (RS), e Carlos Renaux de Brusque (64-70) e Paysandú (70-73), tendo em 1973 sendo considerado pela crônica esportiva como o melhor goleiro do campeonato Catarinense.

Por quais equipes atuou?

Atuei pelo Serrano de São Francisco de Paula/RS, nos juvenis do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, e no juvenis, aspirantes e profissionais do C.E. Aymoré de São Leopoldo/RS e, finalmente vesti as jaquetas do C.A. Carlos Renaux e C. E. Paysandú, ambos do Berço da Fiação Catarinense.

Posição?

Goleiro. 

Como surgiu Brusque em sua trajetória?

Foi através de empresários  gaúchos, eles levaram lá pelo Olímpico de Blumenau, que inclusive ficou campeão estadual naquele ano   - dali os saudosos: Nildo Teixeira de Melo, popular Teixeirinha - meu grande amigo - e Aderbal Schaefer me levaram para o vovô do futebol Catarinense.

Grandes Goleiros?

Destacaria entre tantos: Picasso (Grêmio), Alberto (Grêmio), Valdir Appel, o popular Chiquinho 

Algum destaque?

Sim, fui duas vezes considerado o melhor jogador do Estado de Santa Catarina, tanto pelo Renaux, como pelo Paysandú e também tive o orgulho de integrar a seleção Catarinense

Vitória  inesquecível ?

Foi atuando pelo Paysandú contra o Próspera lá em Criciúma - fui considerado o melhor atleta em campo-  vencemos por 1 x 0; ganhamos um jogo em que dificilmente poderíamos ganhar, haja vista que fomos com um equipe com poucos jogadores

o goleiro voador

Na temporada de 1971, mantive invicto por 14 jogos no Paysandu

Derrota que ficou atravessada?Não, não tem, graças a Deus,  não deixei nenhum jogo para trás pendente assim que fiquei com raiva, graças à Deus todos foram bons. 

Grandes Treinadores?

Entre tantos vou enumerar dois: Kuhn, jogou no rolo compressor do Internacional/RS, foi meu treinador em Brusque, irmão do Alcindo, que atuou como centroavante  na Seleção e Grêmio,oi meu treinador no Paysandú por 2 anos. O outro foi o Carlos Froner, um militar foi treinador do Aymoré, Flamengo/RJ e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e foi meu treinador por mais de um ano, aprendi muito também com ele 

Grandes Dirigentes? 

Tem vários, mas citaria dois - apreciava muito pela maneira de eles falarem, conversarem e trabalharem... eram muito dedicados: os saudosos: Wálter Aichinger, popular Bilo, pelo alviverde da Pedro Werner e  Nilo Debrassi, tricolor ( azul, vermelho e branco) da Lauro Muller.

Grandes Árbitros?

destacaria dois: José Carlos Bezerra - que faleceu há pouco tempo -  e Bigorrilho,o Alvir Rensi, gostava muito de verem apitando e eram bons profissionais... grandes árbitros

Títulos?

Fui vice em duas oportunidades: pelo C.E.Aymoré e Grêmio Foot-ball  Porto Alegrense  tendo ficado por pouco tempo já que fui transferido para Santa Catarina, para atuar pelo Olímpico de Blumenau - quando cheguei no Olímpico de Blumenau, foi o ano em que a  equipe sagrou-se campeã Catarinense - tendo sido, posteriormente transferido  para o  C.A. Carlos Renaux e em seguida para o Paysandú  e, 

Uma escalação do Paysandú?

Nauro, Ademir, Portela, Carlinhos, Tenente, Kussi, Zé Carlos, Britinho, Valmor, Reni e Zélis (Haroldo) 

Uma formação do C.A. Carlos Renaux?

Lembro bem da partida versus o Avaí, valendo pelo Campeonato Catarinense,  apitada pelo saudoso José Carlos Bezerra: Nauro, Lico, Carlinhos, Euclides e Alvacir, Márcio e Miro, Reini (Sílvio) Edson, Maneca (Egon) e Paraná.


Grandes Atletas com quem atuou?

Dunga, Márcio Santos (Seleção Brasileira), Marcos Severo (atuamos na Seleção Catarinense e futebol de areia) e Jorge Luiz (Paysandú e Joinville)

Nauro o malabarista?

Não sou malabarista...kkk me apelidaram de voador



Luiz Gianesini - Coluna Personalidades do Esporte

Nascido em Brusque, em 8/10/1948, Luiz Gianesini é filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Já escreveu suas crônicas em diversos jornais. Em EsporteSC, conta quinzenalmente a história de celebridades que marcaram época no esporte E-mail para contato luizgianesini12006041514454122@2006041514453294gmail.com.