Conteúdo
Colunista: Wiliam Todt
Publicação: 01/07/2019 10h51

A prática da corrida de rua já é comum entre as pessoas que buscam se exercitar ao ar livre, tem seus benefícios e é uma ótima opção para combater o sedentarismo. Por outro lado, deve haver cautela por motivos de segurança e lesões decorrentes a uma prática equivocada.

Como devo pisar?
Identificar o tipo de pé, se é plano, côncavo ou normal, é fundamental. A partir disso conseguimos visualizar a característica da pisada, pronada, supinada e neutra. Isso pode implicar numa série de reações na estrutura acima, o que muitas vezes reflete no desempenho na corrida. De modo geral, pisar com o antepé (frente do pé)  é mais interessante pelo fato da corrida ser uma sequência de saltos a frente, o que promove um deslocamento sem frenagens.

Como devo respirar?
Muitos relatam da dificuldade de se manter em equilíbrio na respiração, ficam ofegante e dizem ser um problema. Devemos entender que quando corremos, saímos de uma zona de frequência cardíaca de repouso, para uma de zona esforço. Então, é normal, no início de treinos e provas a respiração ficar descompensada, sendo normalizada ao longo do percurso. Não há como definir uma respiração padrão, porém fazê la fluir é uma alternativa. Fluir no sentido de manter o tempo respiratório com a utilização da musculatura abdominal. Existem exercícios para melhorar o tempo respiratório.  

Treinar somente corrida?
Corredor(a) deve ser forte para correr bem e evitar lesões. Por esse motivo defendo o treino de força na musculação para corredores.

Uma vez que a corrida é uma sequência de saltos unilaterais há uma necessidade de potencializar a musculatura com treinos de força. Devem ser treinos com baixo volume e elaborados a partir da programação das provas e treinos de corridas. Seja orientado(a) por um profissional de Educação Física que lhe trará as condições ideais para atingir os seus objetivos.

Correr é simples, mas tem as suas particularidades!



Wiliam Todt - Coluna Preparação Física nos Esportes

Wiliam Todt é formado em Educação Física (CREF 016970-G/SC) e preparador físico da WT Energy Treinamentos. E-mail para contato wiliam_todt1909202129104782@1909202129103953hotmail.com.