Conteúdo
Colunista: Gustavo Assi
Publicação: 20/02/2020 12h32

Não é incomum escutarmos em alguma conversa de bar, numa entrevista ou em uma análise feita em algum programa que aquele atleta “não estava focado” durante a partida. Em geral, permanecer focado ou concentrado no que se está fazendo é essencial durante um jogo ou uma competição, mesmo que essas competições durem segundos, minutos, horas ou até dias. Uma breve perda da concentração pode prejudicar toda uma temporada se preparando para aquele momento, e é fundamental manter-se concentrado mesmo com os ruídos da torcida, com as mudanças do clima ou com os outros competidores. De fato, um breve deslize pode prejudicar até mesmo a integridade física do atleta, e saber como e quando manter a atenção a um determinado estímulo é essencial.

A capacidade de concentração e atenção acaba envolvendo aspectos neurológicos, emocionais, aprendizagem de quais estímulos se deve focar, o contexto e estratégias para lidar com as distrações. De modo a conseguir direcionar a atenção para algum estímulo relevante, o atleta precisa conhecer bem quais são os estímulos relevantes no ambiente esportivo dele, identificando as situações e conhecendo os tipos de atenção.

Algumas estratégias podem favorecer o atleta a manter ou recuperar a concentração, entre elas: Exercícios de relaxamento, estar física e tecnicamente preparado, concentrar-se em objetivos realísticos para as competições, utilizar imagens positivas bem sucedidas, treino mental dos movimentos e jogadas, concentrar-se no que se quer fazer e nos seus pontos forte. Mas, assim como qualquer coisa no esporte, essas e outras estratégias e técnicas precisam ser treinadas constantemente, de modo a aperfeiçoar seus usos e, quando chegue o momento, saiba utilizar adequadamente.



Gustavo Assi - Coluna Coluna: Psicologia do Esporte

Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício. E-mail para contato psigustavoassi2007031921387269@2007031921386441hotmail.com.