Conteúdo
Colunista: Gustavo Assi
Publicação: 06/02/2020 16h32

Quantas vezes durante a virada do ano já prometemos a nós mesmos sermos mais ativos, realizar alguma atividade física, praticar aquele esporte que gostamos ou nos envolvermos em um novo hobby? Se você nunca fez isso, pelo menos já escutou alguém prometer isso. E durante um mês isso até que costuma funcionar, porém não demora muito até que tudo vá por água abaixo.

Geralmente, essas metas estabelecidas tendem a ser muito vagas ou mesmo quase impossíveis de serem alcançadas. Não se pode esperar que alguém consiga correr os 15 quilômetros da São Silvestre antes mesmo de andar os 400 metros do quarteirão na sua própria quadra. Saber estabelecer as metas, e permanecer fiel à elas, é essencial para as mudanças de hábitos. De fato, você pode ter como meta de longo prazo correr a São Silvestre, mas precisa estabelecer bem as de curto prazo para que consiga alcançar isso.

Vamos pensar nesse caso. Quais outras metas seriam necessárias? Podemos separar essa meta geral em outras mais específicas, como ir malhar 3 vezes na semana, caminhar e correr pela quadra de sua casa 5 vezes por semana, realizar uma volta em 5 minutos e ir adaptando conforme o condicionamento físico melhore. Junto disso, registrar seu progresso auxilia no desenvolvimento e manutenção da motivação na atividade.

Além disso, é importante saber o que te motiva. Se você não gosta, qual a função de correr esses 15 km? Se você prefere dançar, jogar futebol, ciclismo, natação, vôlei ou artes marciais, então vá! Anote sua metas de curto prazo em um caderno, leve alguém junto, escute música ou podcast enquanto se exercita e curta o momento em que está. O importante é se movimentar!



Gustavo Assi - Coluna Coluna: Psicologia do Esporte

Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício. E-mail para contato psigustavoassi2006060514233234@2006060514232406hotmail.com.