Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 12/09/2016 08h40
Atualização: 12h57

O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba acabou no sábado (10). Em campo o Olaria voltou a vencer o Lageadense e levantou pela sexta vez o troféu de campeão. Mas além do título do tricolor, quais foram os principais destaques da competição? O melhor goleiro? O melhor atacante? Quem é o craque do futebol amador de Guabiruba em 2016.

Pela primeira vez, o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba tem a sua seleção do campeonato, um selecionado com os 11 melhores atletas que brilharam durante toda a competição.

A iniciativa inédita é do EsporteSC.com, em parceria com a Prefeitura de Guabiruba e os dez clubes que participaram da competição. O portal traz para você um levantamento exclusivo feito com técnicos e representantes dos 10 times desta edição do Campeonato Amador. A lista já foi divulgada em primeira mão na sexta-feira (9) na edição impressa do Jornal EsporteSC.

Todos os 11 melhores do campeonato receberam o “Troféu EsporteSCcom”, personalizado com nome e posição de cada jogador. Além dos 11 melhores, EsporteSC também premiou o craque do campeonato e o melhor treinador da competição.

Os troféus já foram entregues no sábado, logo após o segundo jogo da grande decisão. Abaixo você conhece a lista com os 11 principais atletas de Guabiruba no ano de 2016, além de ver, em detalhes, como foi a escolha posição por posição.

A escolha 
Cada treinador e/ou representante de equipe foi convidado por EsporteSC.com para escolher os melhores jogadores da competição. Eles deveriam indicar uma lista com os 11 principais nomes do campeonato e também uma alternativa, com 11 suplentes. Além disso, era preciso indicar o melhor treinador do certame e também o craque do campeonato.

Das regras
A única regra para escolha é de que o treinador ou representante não podia votar em alguém da sua equipe, exceção apenas para o “craque do campeonato”. Desta forma, cada jogador podia chegar no máximo a 9 votos, desconsiderando o do técnico da sua equipe.

Dos critérios de desempate 
Para formação da seleção foi considerado, primeiramente, as votações dos 11 melhores do campeonato, conforme a posição. Em caso de empate, os votos recebidos como suplente serviram como critério para definir quem ingressava na lista. Permanecendo o empate, foi escolhido o atleta cuja a equipe chegou mais longe na competição.

A seleção
Equipe de melhor campanha na competição, o Olaria teve 5 atletas indicados entre os melhores do campeonato. Além disso, a equipe ainda teve o melhor técnico da competição e também o grande craque do campeonato. Caresias, com três atletas, Lageadense, com dois, e São Pedro, com um, completam o grupo de times com jogadores indicados.

Os mais votados
Entre os 11 selecionados, chama a atenção a votação de três atletas. Godo, do Olaria, ganhou de forma absoluta. Foi escolhido pelo representantes das 9 equipes adversárias como melhor atacante da competição. Seu companheiro do setor ofensivo, Nathan, do Caresias, não ficou muito atrás, com 7 dos 9 votos possíveis. Outros que foram praticamente unanimidades foram o goleiro Jelson, do Olaria, com 7 votos, e o lateral-direito Reginaldo, do Lageadense, também com 7.

Disputa acirrada na lateral
Cebola, do Lageadense, e Jean Gaúcho, do Caresias, fizeram uma disputa acirrada pela vaga na lateral-direita. Os atletas brigaram voto a voto pela posição, mas ao fim foi o lateral do Caresias que levou a melhor ao vencer o concorrente por 5 a 4.

Os suplentes 
Na lista de suplentes, o Olaria também foi soberano com quatro atletas. Lageadense e Caresias emplacaram dois, enquanto o São Pedro teve um jogador escolhido. A equipe do Cruzeiro também teve um atleta citado. Veja como ficou a seleção.

Seleção do campeonato “Troféu EsporteSC.com”

GOLEIRO
1º Jelson – Olaria – 7 votos

2 º Fabinho – Caresias – 3 votos

Outros atletas citados: Juliano - Poço Central - (1 voto como suplente), Matheus - Cruzeiro – (1 voto como suplente), Gilmar - São Pedro - (1 voto como suplente), Brian - Lageadense - (1 voto como suplente)

LATERAL-DIREITO
1º Jean Gaúcho – Caresias – 5 votos

2º Cebola – Lageadense – 4 votos

Outros atletas citados: Welinton - União Planície - 2 votos (1 como titular e outro como suplente), Chico – Olaria – (1 voto como suplente)

ZAGUEIROS
1º Darlan – Caresias – 4 votos
1º Vilton – Olaria – 4 votos

2º Kurtz – Olaria – 3 votos
2º Juari – Lageadense – 2 votos (1 como principal outro como suplente)

Outros atletas citados: Cid - Lageadense (1 voto como suplente), Sidão e Farias – Cruzeiro (1 voto como suplente), Ivan - Poço Central - (1 voto como suplente), Thiago, Sidão e Josimar - São Pedro - (1 voto como suplente), Valdinei e Aldair - União Planície - (1 voto como suplente), Moa – Olaria – (1 voto como suplente)

LATERAL-ESQUERDO
1º Reginaldo - Lageadense – 7 Votos

2º Willian Foppa - Olaria – 1 voto

Outros atletas citados
: João – Cruzeiro, e André - União Planície (1 voto cada)

VOLANTES
1º Willian – Olaria – 5 votos
1º Guto – Olaria – 4 votos


2º Yuri Faria – Lageadense – 2 votos
2º Yuri Moreira – Caresias – 2 votos

Outros atletas citados: Jadilson – União Planicie (2 votos), Fabricio – Lageadense (3 votos – 1 como titular e 2 como suplente), Nanai - Poço Central (1 voto), Preto – Misto (1 voto), Tonho e Rafael – Cruzeiro – (1 voto como suplente)

MEIAS
1º Mano – São Pedro – 5 votos
1º Xande – Lageadense – 4 votos

2º Joelson – Olaria – 2 votos
2º João Vitor – Olaria – 2 votos

Outros atletas citados: Gilsinho – Cruzeiro - (2 votos – 1 como titular e 1 como suplente), Willy – Lageadense - (2 votos – 1 como titular e 1 como suplente), Josiano – Caresias (1 voto), Wand – Caresias (1 voto), Jean Gums – Caresias (1 voto), Zinga - União Planície (1 voto), Reginaldo – União Planície – (1 voto), Maco – Olaria (1 voto como suplente).

ATACANTES
1º Godo – Olaria – 9 votos
1º Nathan – Caresias – 7 votos

2º Beto - São Pedro – 1 voto (+1 como suplente)
2º Dieguinho – Cruzeiro – 1 voto (+ 1 como suplente)

Outros atletas citados: Xandy - União Planície (2 votos – 1 como titular e 1 como suplente), Paulo César – Olaria (1 voto), Fagner - Lageadense (1 voto), Túlio – Olaria ( 1 voto como suplente), Biro-Biro - São Pedro (1 voto como suplente)


TREINADOR
Nilo – Olaria – 6 votos
Anilton – Lageadense – 2 votos

Outros treinadores citados: Pipo – Cruzeiro (3 votos – 1 como titular e 2 como suplente), Nene – Caresias (1 voto), Gilmar – São Pedro – (1 voto como suplente)

CRAQUE DO CAMPEONATO
Godo – Olaria – 5 votos
Xande – Lageadense – 3 votos
Jhames – Vitória – 1 voto
Darlan – Caresias – 1 voto

Obs: Os votos recebidos como suplentes não foram computados para os ganhadores de suas respectivas posições, somente foram utilizados caso estes necessitassem para critérios de desempate.


Participaram da votação
Adilson Schaefer “Pipo” – Cruzeiro
Brian Mannrich – Lageadense
Edvaldo Xavier –  União Planície
Gilmar Carminatti – São Pedro
José Caresia “Nene” – Caresias
Josimar Polheim – Misto
Marcelo do Carmo - Vitória
Mateus Silva Freitas – Poço Central
Nilo e André Westarb – Olaria
Equipe Inteira do Força Adivan 


Veja abaixo as imagens da premiação: Fotos - Rodrigo Bustamante/Rádio Araguaia



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2008071751142508@2008071751141679esportesc.com.