Conteúdo
Colunista: Gustavo Assi
Publicação: 30/04/2020 09h26

Coluna Psicologia do Esporte e Exercício - Por Gustavo Assi

A autoconfiança possui diversos benefícios, como, por exemplo, desperta emoções positivas, facilita a concentração, influencia as metas, aumenta o esforço e também afeta as estratégias que atletas usam durante partidas. De modo geral, ainda podemos citar algumas fontes responsáveis pelo desenvolvimento da autoconfiança, como o domínio físico e técnico de habilidades, superar você mesmo ou adversários em desempenho, encorajamento de companheiros de equipe, família e técnicos e sentir-se confortável no ambiente em que está. Mas de que forma podemos desenvolvê-la?

Pensando agora numa pessoa confiante, podemos descrevê-la com alguns comportamentos bem característicos: ela consegue focar nas realizações de desempenho, se concentra naquilo que quer fazer, pensa em estratégias, consegue manter a calma em situações desfavoráveis, sabe substituir pensamentos negativos, e entre outros que você mesmo pode estar pensando agora.

O primeiro passo é praticar a aceitação. Saber aceitar os sentimentos e pensamentos aversivos gasta menos energia do que suprimi-los, e isso nos possibilita concentrarmos no que realmente é preciso fazer naquele instante. Segundo, busque perceber quais são seus pontos positivos enquanto atleta, e encarar suas dificuldades como desafios para superar aceitar. Terceiro, saiba também aceitar elogios das pessoas ao seu redor. Quarto, lembre-se dos seus melhores desempenhos. E, por fim, concentre-se no que está ao seu alcance.

Essas foram só algumas dicas para ajudar a desenvolver a autoconfiança, tente por alguma delas em prática. Até a próxima!



Gustavo Assi - Coluna Coluna: Psicologia do Esporte

Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício. E-mail para contato psigustavoassi2009171611251220@2009171611251039hotmail.com.