Home Futebol Dia histórico! Brusque decide título da Série D neste domingo (18)

Dia histórico! Brusque decide título da Série D neste domingo (18)

Ambos os times terão baixas importantes para o confronto. O Manaus não contará com o meia-atacante Hamilton, que fez os dois gols da equipe manauara em Brusque. Além disso, o grandalhão Hamilton, artilheiro do time, também está fora em razão de ter levado o terceiro cartão amarelo. No Brusque, as baixas são Romarinho e Zé Mateus, atletas de destaque do setor de meio campo da equipe. As opções mais prováveis são a entrada dos volantes Gama e Ruan.

por Sidney Silva
0

Por Sidney Silva, direto de Manaus

Chegou o grande dia para o Brusque FC escrever mais um importante capítulo em sua gloriosa história. A partir das 15h, em Manaus (16h de Brasília), a equipe catarinense enfrenta o Manaus para a grande final da Série D do Campeonato Brasileiro.O jogo vale a taça à equipe que vencer o confronto, já que na primeira partida os times empataram em 2 a 2. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Cenário das equipes
Ambos os times terão baixas importantes para o confronto. O Manaus não contará com o meia-atacante Rossini, que fez os dois gols da equipe manauara em Brusque. Além disso, o grandalhão Hamilton, artilheiro do time, também está fora em razão de ter levado o terceiro cartão amarelo. No Brusque, as baixas são Romarinho e Zé Mateus, atletas de destaque do setor de meio campo. As opções mais prováveis são a entrada dos volantes Gama e Ruan. O zagueiro Magrão também foi testado no setor. No gol, Zé Carlos volta a atuar como titular no lugar de Dida. O provável Brusque tem: Zé Carlos; Edilson, Cleyton, Magrão e Airton; Ruan, Gama e Thiago Alagoano; Jefferson Renan, Fio e Junior Pirambu.

Como vem o Brusque para a partida
O Bruscão chegou em Manaus já na sexta-feira, e, no sábado (16), véspera do confronto, realizou a única atividade com bola no CT do Nacional. Sempre acompanhado por torcedores que se deslocaram de Brusque a Manaus, a equipe tem se mostrado bastante otimista com um triunfo na Arena Amazônia, algo que nenhum visitante conseguiu até o momento sobre o Manaus na competição. O time manauara venceu todos os setes confrontos realizados em casa na competição.

Aposta caseira
O Manaus aposta em duas coisas para vencer o Bruscão: a força de sua torcida, que deve lotar a Arena Amazônia, onde mais de 45 mil torcedores são esperados e o forte e abafado calor manauara. A estimativa é de que a temperatura chegue perto dos 30 graus no momento de início da disputa, mas a sensação térmica é ainda maior, o que deixa o clima muito quente. O jogo propositalmente foi alterado para as 15h locais para que o time possa tirar proveito do desgaste brusquense.

Olho neles
Artilheiro da competição, Junior Pirambu, 9 gols, é a esperança da equipe do Brusque para levantar a taça na Arena Amazônia. Além dele, Thiago Alagoano também aparece como destaque, como vice-artilheiro do time, com 7. Pelo lado do Manaus, com Hamilton, 8 gols, suspenso, caberá ao meia-atacante Mateus, com 7, tentar driblar a zaga brusquense.

Clima de despedida?
A partida diante do Manaus deve ser a despedida de algumas peças importantes do Brusque. O atacante Jefferson Renan está apalavrado com o CRB, enquanto Edilson é nome dado como certo na Ponte Preta. Outra possível mudança é a do grande comandante do time e um dos principais responsáveis pelo acesso. Depois da excelente campanha na Série D, Waguinho Dias é o nome mais forte para assumir a equipe do Criciúma e não seria surpresa caso seu nome seja confirmado no Sul do estado logo após o encerramento da Série D para o Bruscão.

Onde ver o jogo?
A final entre Brusque e Manaus será transmitida na internet, por meio do aplicativo mycujoo. O Jornal EsporteSC repercute todos os detalhes do jogo em suas redes sociais e o pós partida no site www.EsporteSC.com. Para quem gosta do radinho, a Rádio Araguaia e a Rádio Cidade, ambas de Brusque, transmitirão a partida direto de Manaus.

Momento histórico
A grande decisão da Série D entra para a história, também, da arbitragem brasileira. Pela primeira vez a finalíssima de uma competição nacional será apitada por uma mulher. A árbitra paranaense Edna Alves, que é filiada à Federação Paulista, comanda o apito. Ela será auxiliada por Alex Ang Ribeiro e Adriano de Assis Miranda, também de São Paulo.

Grupo seleto
Caso vença o Manaus neste domingo, o Bruscão entrará para um seleto grupo de clubes de Santa Catarina. Somente três times no estado hoje ostentam a alcunha de campeão nacional. Joinville (Série B), Criciúma (Série B)  e Avaí já foram campeões nacionais.

Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/EsporteSC