Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 09/12/2018 13h22
Atualização: 14h01

A Federação Catarinense de Basketball e a Trimania encerraram o ano de 2018 com a sua tradicional festa de gala que visa reconhecer e homenagear os principais nomes do ano do basquete catarinense e de diversas modalidades e segmentos relacionados ao esporte.

A cerimônia de encerramento do ano foi realizado na sexta-feira (7) e teve como grande momento o anúncio dos 20 novos beneméritos do esporte, aqueles que tiveram seu nome reconhecido pelo trabalho desenvolvido pelo fomento e promoção da modalidade ao longo da história. 

Em sua quinta edição, um brusquense ganhou evidência para entrar no rol da prestigiada lista. Ex-atleta e atual presidente do Brusque Basquete, Zurico Frota não só foi reconhecido para entrar no "hall da fama", como ainda foi o orador do grupo de 20 novos beneméritos. Emocionado, falou sobre os companheiros que já se foram, além de destacar a história recente do basquete no estado, sobretudo após 1995, quando a entidade passou a ser comandada por Oscar Archer. “Gostaria de agradecer a todos, em especial àqueles que não estão mais aqui conosco. É um momento para comemorar, pois passamos grande parte da nossa vida dedicada ao basquete e ser eternizado é algo que nos deixa muito feliz. Eu sou do tempo da FAC (Federação Atlética Catarinense, antigo órgão que comandava o basquete até 1995) e fico feliz em ver que passamos por todo esse processo, continuamos o nosso trabalho e hoje, com todos os apoios, a FCB se tornou um dos maiores projetos de cunho esportivo e social que temos em nosso país. Me sinto honrado de estar aqui representando esse grupo", diz.


Sobre o evento
A cerimônia Melhores do Ano 2018 foi realizada no Hotel Cambirela, na capital catarinense, e contou com cerca de 300 pessoas, entre autoridades, desportistas, imprensa e dirigentes. Entre as celebridades, destaque para Magic Paula, ex-atleta da seleção brasileira e embaixadora do basquete em Santa Catarina. Além da divulgação dos 20 novos beneméritos, foram entregues troféus em diversas categorias para entidades, parceiros e a imprensa. O Jornal EsporteSC foi um dos homenageados com o troféu 'Imprensa Destaque', junto com a NSC TV e a RIC TV Record. O restaurante Espaço Sabor, também de Brusque, por meio de seus proprietários, Jonas Dunka e Guiomara Santos, foi lembrado entre os fornecedores, junto com a marca esportiva pênalti e Aramificio Blumenauense, de Blumenau. Também representaram a comitiva brusquense no evento o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Olavo Larangeira Telles, além do coordenador da pasta, Célio de Souza.


Troféus, homenagens e emoção
A noite ficou marcada pela entrega de troféus, homenagens e muita emoção. O momento também foi de celebrar uma temporada com mais de 1.000 jogos realizados ao longo de 2018, incluindo as 30 competições promovidas pela Federação. Dentro de Santa Catarina. Foram 12 Campeonatos Estaduais (Sub-12, 13, 15, 17, 19 e adulto, todos no feminino e masculino), Master, Copa Santa Catarina e Taça FCB. Além disso, foram promovidos 13 Campeonatos Sul Brasileiro de clubes e de seleções em parceria com as federações paranaense e gaúcha, dos quais, oito títulos catarinenses vieram para Santa Catarina. No total, mais de 5 mil atletas estiveram envolvidos no alto rendimento.

Balanço de 2018

A noite marcou o fim da temporada da modalidade, o último da gestão do presidente Oscar Archer que encerra seu mandato em fevereiro. Ele foi o fundador da FCB em 1995 e está no cargo desde então. Em sua fala, o dirigente fez um balanço da gestão que se encerra e apresentou os dados e as realizações do período com investimentos de mais de R$ 12 milhões, frutos da parceria com a Trimania.

Estes valores foram empregados em diversas áreas que consolidaram Santa Catarina como uma das forças do basquete nacional. Na parte estrutural, foram 18 revitalizações de quadras, além entregas de equipamentos aos clubes, sedes para Ligas Regionais, entre outras melhorias. A formação de profissionais de arbitragem também foi um ponto destacado com a realização de cursos, a criação de um plano de carreira para árbitros, entre outras iniciativas que culminaram para a presença de profissionais do quadro catarinense nas últimas duas Olimpíadas e Copas do Mundo da modalidade.

Além disso, a assistência social tornou-se uma atividade fim da Federação com a criação da FCB Social, setor com atividades voltadas à área e que, em 2018, resultou na criação do Centro Dia da Pessoa Idosa , repasses para instituições filantrópicas e na expansão dos Núcleos Estudantis Trimania / FCB . “Hoje não somos apenas jogo, atuamos no social, na parte técnica, na formação e capacitação de novos profissionais e arbitragem, estabelecemos novas parcerias com as instituições de ensino superior e projetamos nosso basquete nacionalmente, então era hora de comemorar essas conquistas. Foi o que fizemos nesta noite com a participação de todos que fizeram esta caminha esses anos com a gente. Eles podem dizer que hoje o basquete de Santa Catarina está no lugar que merece”, enalteceu Archer.

Ao final, o dirigente recebeu uma homenagem de seus funcionários: uma bola customizada pela Penalty, parceira e fornecedora esportiva da Federação. Em seu discurso, outro importante parceiro, o diretor-executivo da SC Cap, Cinomar José Teodoro, falou da contribuição de Archer para o crescimento da modalidade. “Parece que o nome Oscar foi destinado para o basquete: o maior jogador masculino da nossa história leva este nome e aqui em Santa Catarina temos este gigante Oscar, um grande administrador que merece os parabéns por criar uma cultura tão forte aqui no estado”.

Estima-se que Santa Catarina promove anualmente mais de 3 mil jogos de basquete contando jogos de competições promovidas pela FCB, Ligas Regionais e Fesporte.

Fotos: Mateus Mello/Especial EsporteSC 



Redação

E-mail para contato contato2008071851262849@2008071851262021esportesc.com.