Home Colunas Dor articular ou muscular no ambiente de trabalho, o que fazer?

Dor articular ou muscular no ambiente de trabalho, o que fazer?

Passar horas no ambiente de trabalho e ser exigido já não é mais novidade para muitos colaboradores e empreendedores. Geralmente, adotamos posturas incorretas e movimentos repetitivos no qual precisam ser compensadas por alguma atividade extra

por Wiliam Todt
0

Passar horas no ambiente de trabalho e ser exigido já não é mais novidade para muitos colaboradores e empreendedores. Geralmente, adotamos posturas incorretas e movimentos repetitivos no qual precisam ser compensadas por alguma atividade extra.

Neste caso, algumas empresas adotam o serviço de ginástica laboral, conduzidos por profissionais de Educação Física que ao conhecer a realidade dos colaboradores na empresa diminuem as tensões musculares, dores articulares através de exercícios específicos.

Trabalhar está relacionado à produção e qualidade, contudo, para produzir é necessário disposição para no mínimo fazer o que foi proposto. Investir na saúde é um passo relevante para dar qualidade ao trabalhador e o produto/serviço final.

E agora, o que fazer?

Nem todos tem a oportunidade de contar com o serviço de ginástica laboral, mas devem procurar por quem pode lhe ajudar a diminuir as tensões da rotina trabalhista, ou seja, a prática de exercício físico fora do ambiente de trabalho é uma das opções que o indivíduo pode realizar e ser beneficiado. Acredito que a rotina de treino para um indivíduo que trabalha sentado, deve ser elaborada ao contrário da sua realidade de trabalho, ou seja, sentar e se exercitar não é uma opção tão favorável.

Compreender a necessidade da pessoa é tão importante quanto os seus objetivos, pois a necessidade deve prevenir as dores ligadas a postura inadequada, compensatória, adotada por horas e anos de trabalho.

É importante salientar as adequações que podem ser realizadas na estação de trabalho. Por exemplo: uma mesa em que se dobram toalhas, se for baixa demais pode acarretar em dores nas costas. Também, uma cadeira em que a pessoa não consegue aproximar da mesa ou computador. Neste caso, os ombros e coluna podem ser sobrecarregados.

De modo geral todos nós precisamos nos envolver com a rotina e fazer com que nossa saúde não diminua de forma alguma, os vícios posturais e a falta de fortalecimento das principais musculaturas é onde começa o problema. Existem opções de prática corporal e de relaxamento que podem contribuir para saúde no trabalho, uma delas é a ginástica laboral.

Compre saúde ganhe vida!