Home Futebol É hoje! Brusque e Chapecoense começam a decidir o Campeonato Catarinense

É hoje! Brusque e Chapecoense começam a decidir o Campeonato Catarinense

O Verdão do Oeste participa de sua quinta final consecutiva. Venceu em 2016 e 17, e perdeu em 2018 e 19. Já o Brusque faz a sua segunda final, 28 anos após vencer o Avaí na grande final do Campeonato Catarinense de 1992.

por Sidney Silva
0

Chegou o grande dia para Brusque e Chapecoense. A partir das 21h30 na Arena Condá as equipes começam a decidir o Campeonato Catarinense de Futebol. A Chape vai em busca do seu sétimo título, enquanto o Bruscão busca o bicampeonato.

O Verdão do Oeste participa de sua quinta final consecutiva. Venceu em 2016 e 17, e perdeu em 2018 e 19. Já o Brusque faz a sua segunda final, 28 anos após vencer o Avaí na grande decisão do Campeonato Catarinense de 1992.

Como vem os times
As equipes chegam à disputa embaladas. O Brusque após vencer o Boa Esporte com os reservas no fim de semana e alcançar a liderança do grupo B da Série C. Já a Chape superou o Avaí no clássico catarinense da Série B e assumiu a vice-liderança da competição.

Caminho dos times
Para chegar à grande final, o Brusque eliminou o Joinville com duas vitórias nas quartas de finais e depois passou pelo Juventus nas semis, ao vencer em Jaraguá do Sul (3 a 2) e segurar um empate em casa (0 a 0). Na fase de grupos a equipe teve a segunda melhor campanha. Fez os mesmos 17 pontos do Avaí, mas ficou atrás do adversário no saldo de gols.

Já a Chapecoense passou pelo Leão da Ilha e pelo Criciúma no mata-mata. Oitava colocada da fase de classificação, o alviverde superou o Avaí por 2 a 0 em casa para depois segurar um empate em 1 a 1 na Ressacada. Já nas semifinais, diante do Tigre, o time ganhou por 1 a 0 no Oeste, mas depois perdeu pelo mesmo placar no Sul. A vaga foi garantida apenas nas penalidades máximas: 4 a 2.

Melhor ataque x melhor defesa
O confronto entre Brusque e Chapecoense colocam frente a frente o melhor ataque contra a melhor defesa da competição. Enquanto o Brusque marcou 19 gols em 13 jogos, a Chape sofreu apenas 8 gols com a mesma quantidade de partidas.

Prováveis equipes
Chapecoense: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Joílson, Luiz Otávio e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Anderson Leite e Denner; Paulinho Moccelin, Aylon e Anselmo Ramon.
Brusque: Zé Carlos; João Carlos, Ianson, Éverton Alemão e Ronaell; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Thiago Alagoano; Alexsandro, Marco Antonio; Johnny.

Desempenho da Chape em casa no Catarinense
Pelo Catarinão, a Chape já realizou 7 jogos em casa na edição de 2020 do Estadual. Até o momento, foram 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O aproveitamento é de 52,38%.

Brusque como visitante
Já o Brusque como visitante realizou 7 partidas na competição. Foram 5 vitórias e 2 derrotas. Um dos triunfos ocorreu no dia 2 de fevereiro, justamente na Arena Condá, diante da Chapecoense, em jogo válido pela quarta rodada da competição. Thiago Alagoano marcou o gol da vitória por 1 a 0. Àquela altura o Verdão do Oeste ainda era comandado pelo técnico Hemerson Maria.

As campanhas no catarinense
Chapecoense – 13 jogos
4V 5E 4D GP12 GC8 SG4
Aproveitamento de 43,8%

Brusque – 13 jogos
8V 3E 2D GP19 GC12 SG7
Aproveitamento de 69,23%

SERVIÇO
Campeonato Catarinense 2020 – Final
Chapecoense x Brusque (jogo de ida)
Data: Quarta-feira (9)
Local: Arena Condá, em Chapecó
Chapecoense: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Joílson, Luiz Otávio e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Anderson Leite e Denner; Paulinho Moccelin, Aylon e Anselmo Ramon.
Brusque: Zé Carlos; João Carlos, Ianson, Éverton Alemão e Ronaell; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Thiago Alagoano; Alexsandro, Marco Antonio; Johnny.
Arbitragem: Diego da Costa Cidral, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Gizeli Casaril.