Conteúdo
Repórter: Vanessa Fagundes
Publicação: 20/05/2020 17h56
Atualização: 25/05/2020 08h50

O EsporteSC TV desta semana recebeu duas jogadoras de futsal feminino do time M. W. F. C. Durante o programa, Rafaela de Aquino e Kamila Oliveira contaram sobre o início no futsal, as dificuldades do esporte, conquistas e o atual cenário do esporte diante da pandemia do coronavírus.

Com 29 anos, a central e capitã da equipe, Rafaela, chamada também de Rafa, conta que o esporte é parte importante de sua vida desde os 13 anos, quando ainda frequentava a escola e praticava futebol nas aulas de educação física.

Já Kamila, popular Miah, é goleira do time. Natural do Paraná, sua ligação com o esporte ocorreu com sua vinda para Brusque. Na escola começou a jogar com um grupo de meninas e aos poucos foi descobrindo o gosto pelo esporte.

Com uma extensa carreira na modalidade, Rafa releva que uma das dificuldades do futsal amador, assim como outros esportes amadores, é relacionar a atividade com a vida pessoal. “Foi muito difícil conseguir conciliar um dia que todos possam treinar. E acredito que essa seja a realidade de todos os times amadores, porque não temos um retorno, não vivemos disso, então não tem como cobrar, isso vai de cada atleta”.

Similar ao ponto levantado pela capitã, Miah conta sobre o progresso gradativo no rótulo, o qual revela que o esporte também deve ser praticado por mulheres. “Você cresce com uma maior dificuldade de entrar nesse meio que é o futebol. Mas acredito que está melhorando muito. No ano passado tivemos a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que já teve bastante destaque. Porém, ainda existe muito a questão estrutural”.

Prova de todo o esforço e dedicação das jogadoras, é o resultado do Campeonato Municipal de Futsal Amador de Brusque de 2019. Além do título conquistado pelo grupo, a seleção “Craque EsporteSC”, que é uma parceria do Jornal EsporteSC com a Fundação Municipal de Esportes, teve Miah como melhor goleira da competição.

Além de defenderem o clube brusquense, as atletas também entram em campo no Fut7 para defender o time do Avaí F. C. Com essa nova experiência, foram campeãs da Copa do Brasil Feminina de Fut-7, sobre a equipe do Corinthians.

Jogando juntas há três anos, as jogadoras relembram momentos marcantes que passaram com o clube. Rafa aponta o título do campeonato de 2017, como uma fase importante de sua trajetória. Já para Miah, o fato ocorreu no Campeonato Citadino de Futsal de Itajaí, no qual o M. W. F. C. era estreante na competição e conquistou o terceiro lugar. 



Vanessa Fagundes

E-mail para contato vfagundes522010192343422275@2010192343421446gmail.com.